Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Junta de Freguesia desconhecia acordo entre Medina e Madonna"

O presidente da Junta de Freguesia da Estrela reagiu, esta terça-feira, à polémica que está na ordem do dia e que envolve o contrato celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a cantora norte-americana.

"Junta de Freguesia desconhecia acordo entre Medina e Madonna"
Notícias ao Minuto

11:18 - 03/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Reação

"A Junta de Freguesia desconhecia em absoluto que existia esse acordo e que a Câmara Municipal de Lisboa tinha disponibilizado um espaço na Rua das Janelas Verdes à cantora Madonna”.

É desta forma que Luís Newton, o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, reage à polémica que estalou no sábado com a notícia avançada pelo semanário Expresso.

O autarca disse à SIC Notícias que “desde 2016” que tem “procurado encontrar soluções de estacionamento” para os moradores da Estrela, pese embora, sublinhe, essa seja uma “competência da Câmara”.

“Já identificámos alguns espaços que pudéssemos rentabilizar para servir a população e aguardamos resposta da Câmara Municipal de Lisboa desde 2016”, garantiu Luís Newton.

Face ao exposto, o presidente da Junta diz ter sido com “enorme estranheza” que verificou que “afinal havia uma solução para colocar 15 lugares de estacionamento”.

“[Os lugares] deveriam estar ao serviço da população”, sublinha, lembrando que se trata de uma zona de “enorme pressão” devido à vida noturna que, muitas vezes, impossibilita os residentes de estacionarem as suas viaturas.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa divulgou esta segunda-feira o contrato assinado com a cantora Madonna a 4 de janeiro, com vista à cedência do logradouro do Palácio Pombal para estacionamento, justificando que objetivo é evitar parqueamento abusivo na zona.

"O objetivo do acordo é evitar perturbações e transtornos no trânsito local, numa artéria estreita, mas bastante movimentada, que a entrada e saída de veículos das obras em vários prédios certamente traria para a zona - numa prática similar a vários outros contratos celebrados pelo município", pode ler-se também na nota divulgada pelo município.

Muitas têm sido as vozes discordantes deste acordo. Além dos próprios residentes, que se sentem ultrapassados pela cantora norte-americana, também a oposição partidária tem tecido pesadas críticas a Fernando Medina.

Assunção Cristas, líder do CDS, diz estar "preocupada" pela “gestão muito própria da cidade por parte de Fernando Medina”, acusando o autarca de “dar sinais claros de que não está à altura da responsabilidade e importância do cargo”.

Teresa Morais, ex-vice-presidente do PSD, critica os termos do contrato celebrado, referindo que a "este preço o povo também quer" estacionamento para as suas viaturas.

Do PSD, destaque ainda para Carlos Abreu Amorim que partilhou uma imagem, vulgarmente conhecida como meme, com base na frase do centrista João Gonçalves Pereira: "Madonna sabe que pode dizer: 'Medina apetece-me algo'".

Miguel Sousa Tavares também não se absteve de comentar, considerando uma "anedota" o valor que a cantora vai pagar à autarquia pelo espaço disponibilizado na Rua das Janelas Verdes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório