Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Tratamento do cancro representa um quinto das despesas dos hospitais

Em 2017, o investimento ascendeu a 284 milhões de euros, mais 13,7% do que no período homólogo.

Tratamento do cancro representa um quinto das despesas dos hospitais
Notícias ao Minuto

18:39 - 02/07/18 por Tiago Miguel Simões

País Infarmed

O tratamento para o cancro representam hoje um quinto do total das despesas dos hospitais públicos. Segundo, o relatório do Infarmed, agora publicado, “o acesso a tratamentos oncológicos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde está a aumentar, havendo mais tratamentos e mais medicamentos inovadores aprovados (5 em 2015, 13 em 2016, e 18 em 2017)”, pode ler-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Apenas em 2017 foram dispensadas 21,5 milhões de unidades de comprimidos, injetáveis e outros tipos de medicamentos, mais 15% do que em 2013, de acordo com dados do relatório de monitorização do consumo de medicamentos em meio hospitalar. “Os tratamentos para o cancro representam atualmente um quinto do total da despesa dos hospitais", pode ler-se no documento.

No ano passado ascendeu a 284 milhões de euros, mais 13,7% do que no período homólogo, embora esta subida seja consistente nos últimos anos. O maior acesso a moléculas inovadoras é um dos motivos deste crescimento.

Nos últimos dois anos surgiram opções terapêuticas inovadoras com benefício adicional evidente, particularmente em doentes com cancro do pulmão e melanoma”, atesta o mesmo documento.

A redução da despesa na área da infeção VIH/sida e o incremento da quota de medicamentos biossimilares são outros dados disponíveis no relatório disponibilizado no site do Infarmed.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório