Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Associação alerta para condições degradadas do Comando de Leiria

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) alertou hoje para as condições "degradadas" do Comando Territorial de Leiria da GNR, considerando que não vai ao encontro das necessidades.

Associação alerta para condições degradadas do Comando de Leiria
Notícias ao Minuto

16:24 - 02/07/18 por Lusa

País APG/GNR

"As condições do Comando são degradadas, com muita agilidade o Comando funciona ali. As condições não são as melhores, o atendimento ao público não é o melhor, é um Comando que precisa urgentemente de ser intervencionado, se bem mesmo até construído de raiz, porque o que ali está não vai ao encontro das necessidades da GNR", afirmou à agência Lusa o dirigente nacional Nuno Rodrigues.

O responsável da APG/GNR falava após uma reunião com o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, que pretendeu abordar o ponto de situação do "futuro investimento no novo Comando da GNR de Leiria".

"O que nos foi dito pelo senhor presidente da Câmara foi que realmente tem o terreno disponível, mas que o dinheiro depende da parte do Governo, da tutela, e, enquanto não houver dinheiro, não há construção do novo Comando", declarou.

Segundo o dirigente, que se fez acompanhar de mais dois elementos, a APG/GNR só ficará satisfeita quando estiver no dia da inauguração das novas instalações.

"Saímos daqui com uma mão cheia de nada. A Câmara tem o terreno, mas falta o dinheiro para construir", declarou, adiantando que, à semelhança do tem feito em relação à situação da GNR noutros distritos, vai tentar, a nível governamental, "passar a ideia de que é urgente disponibilizar verba para fazer uma intervenção" no Comando Territorial de Leiria.

A GNR instalou-se em Leiria a 01 de abril de 1917 com um posto territorial. O atual quartel ocupa o antigo Convento de Santo Estêvão, cedido à GNR em 1926.

Em junho de 2014, a Câmara de Leiria anunciou a receção de 41 quilómetros de estradas e um imóvel avaliado em 2,1 milhões de euros junto da estrada nacional 109, no âmbito de um protocolo a celebrar com a Estradas de Portugal.

Então, o presidente da Câmara de Leiria adiantou que a transferência da GNR para este imóvel era uma hipótese.

Hoje, Raul Castro admitiu que o Ministério da Administração Interna "quer avançar com o quartel", mas falta saber quando, assinalando que ninguém tem dúvidas de que a GNR precisa de novas instalações.

Reconhecendo que este é um processo que se arrasta, o presidente do município apontou igualmente a situação do Comando Distrital da PSP.

"Precisamos urgentemente de criar as melhores condições possíveis para as forças de segurança", referiu, reiterando a possibilidade de aquele imóvel ser ocupado pela GNR, mas a tutela "tem de falar" com a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório