"A partir dos 65 anos todos nos devíamos vacinar contra a pneumonia"

A posição é defendida pelo Movimento Doentes pela Vacinação que garante que uma simples vacina pode salvar milhares de vidas.

"A partir dos 65 anos todos nos devíamos vacinar contra a pneumonia"

© iStock

Patrícia Martins Carvalho
02/07/2018 14:53 ‧ 02/07/2018 por Patrícia Martins Carvalho

País

Movimento

O MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação defende que todas as pessoas com mais de 65 anos ou todos os adultos com problemas de saúde (diabetes, asma, doença respiratória crónica, doença cardíaca, portadores de VIH e doentes renais) devem ser vacinados contra a pneumonia.

Esta posição, manifestada num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, é assumida com base em dados que revelam que, em Portugal, morrem, em média, 161 pessoas por semana devido à pneumonia.

Mais. A mesma doença do foro respiratório é ainda responsável pela aplicação de 1,5 milhões de euros em tratamentos e internamentos.

A partir dos 65 anos, todos nos devíamos vacinar. A vacinação deve ser uma preocupação ao longo da vida, em particular depois dos 65 anos, e em casos de maior fragilidade, como acontece com os doentes crónicos”, refere Isabel Saraiva, a fundadora do MOVA.

A responsável frisa ainda que “com a diminuição das taxas de internamento diminui, também, o número de mortes associadas à pneumonia”.

O movimento aproveita a nota para recordar que, em 2015, a Direção-Geral de Saúde emitiu uma norma que recomenda a vacinação de todos os adultos pertencentes a grupos de risco acrescido para doença invasiva pneumocócica”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas