Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2021
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

"A partir dos 65 anos todos nos devíamos vacinar contra a pneumonia"

A posição é defendida pelo Movimento Doentes pela Vacinação que garante que uma simples vacina pode salvar milhares de vidas.

"A partir dos 65 anos todos nos devíamos vacinar contra a pneumonia"

O MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação defende que todas as pessoas com mais de 65 anos ou todos os adultos com problemas de saúde (diabetes, asma, doença respiratória crónica, doença cardíaca, portadores de VIH e doentes renais) devem ser vacinados contra a pneumonia.

Esta posição, manifestada num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, é assumida com base em dados que revelam que, em Portugal, morrem, em média, 161 pessoas por semana devido à pneumonia.

Mais. A mesma doença do foro respiratório é ainda responsável pela aplicação de 1,5 milhões de euros em tratamentos e internamentos.

A partir dos 65 anos, todos nos devíamos vacinar. A vacinação deve ser uma preocupação ao longo da vida, em particular depois dos 65 anos, e em casos de maior fragilidade, como acontece com os doentes crónicos”, refere Isabel Saraiva, a fundadora do MOVA.

A responsável frisa ainda que “com a diminuição das taxas de internamento diminui, também, o número de mortes associadas à pneumonia”.

O movimento aproveita a nota para recordar que, em 2015, a Direção-Geral de Saúde emitiu uma norma que recomenda a vacinação de todos os adultos pertencentes a grupos de risco acrescido para doença invasiva pneumocócica”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório