Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ferro Rodrigues enaltece "exemplo de cidadania" de José M. Tengarrinha

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, enalteceu hoje o "notável exemplo de cidadania" do historiador José Manuel Tengarrinha, que morreu sexta-feira, lembrando o seu papel como "construtor da democracia".

Ferro Rodrigues enaltece "exemplo de cidadania" de José M. Tengarrinha
Notícias ao Minuto

13:37 - 30/06/18 por Lusa

País Óbito

"Destacado combatente antifascista, José Manuel Tengarrinha foi, como deputado da Assembleia Constituinte, um dos construtores da nossa democracia", destacou Eduardo Ferro Rodrigues, numa mensagem de condolências, divulgada à Agência Lusa.

Fundador do MDP/CDE e historiador, José Manuel Tengarrinha "deixa às novas gerações uma assinalável obra na área da história contemporânea e acima de tudo um notável exemplo de cidadania", assinalou.

Manifestando tristeza pelo falecimento do antigo deputado constituinte, Ferro Rodrigues expressou ainda, em nome da Assembleia da República, sentidas condolências à família e amigos.

Nascido em Portimão, em 1932, Tengarrinha foi historiador e professor, foi cofundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), chegou a ser preso pela PIDE e esteve na Cadeia do Aljube.

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, jornalista, escritor, investigador, político, José Manuel Tengarrinha foi deputado à Assembleia Constituinte, em 1975-76, e nas quatro primeiras legislaturas, até 1987.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório