Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lisboa recebe encontro Ciência 2018 com África do Sul como convidado

A África do Sul, que participa na construção do maior e mais potente radiotelescópio do mundo, o SKA, com contribuição portuguesa, é o país convidado do encontro Ciência 2018, que decorre entre segunda e quarta-feira em Lisboa.

Lisboa recebe encontro Ciência 2018 com África do Sul como convidado
Notícias ao Minuto

11:13 - 30/06/18 por Lusa

País FCT

A iniciativa, anual, é promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e com o apoio institucional do Governo, através do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

O evento inclui várias sessões temáticas, contando com intervenções do Presidente da República, primeiro-ministro, ministros da Ciência, dos Negócios Estrangeiros, da Saúde, do Ambiente e da Modernização Administrativa, além do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que entrega na terça-feira os Prémios Arquivo.pt 2018.

Marcelo Rebelo de Sousa encerra o encontro, na quarta-feira, e António Costa o painel da manhã do segundo dia, na terça-feira.

O Ciência 2018, comissariado por Alexandra Marques, investigadora do laboratório 3B'S da Universidade do Minho, tem na sessão inaugural, dedicada aos "novos horizontes para a ciência na Europa", intervenções do ministro da Ciência, Manuel Heitor, e do ex-diretor da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) Rolf-Dieter Heuer.

As perspetivas para a diplomacia científica, o ambiente e desenvolvimento sustentável, os novos horizontes para a investigação clínica e as aplicações nos cuidados de saúde, assim como as novas fronteiras da era digital na Europa e no mundo titulam as restantes sessões principais.

Saúde, educação, igualdade de género, biodiversidade, energias renováveis, robótica, fogos e florestas, oceanos, aeronáutica, inteligência artificial ou cidades inteligentes dão o mote a apresentações por cientistas.

Estas apresentações, que ocorrem em várias sessões em paralelo, enquadram-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela ONU e serão iniciadas por jovens que participam em projetos apoiados pela Ciência Viva.

Atribuídos este ano pela primeira vez, os Prémios Arquivo.pt visam "distinguir trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web", segundo a FCT, que gere a plataforma onde é possível "pesquisar e aceder a páginas" da internet preservadas desde 1996.

O encontro Ciência 2018, que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, com entrada livre, inclui ainda demonstrações de vários projetos desenvolvidos por instituições científicas, como sensores para avaliação da qualidade da água, ligação 5G em micro-ondas, veículos robóticos aéreos e marinhos ou um carro solar.

Durante o evento, que pretende "estimular a participação e a interação" entre cientistas, empresas e público em geral, serão entregues as medalhas de mérito científico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório