Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'Sextortion', amizades virtuais que podem "acabar em chantagem”

A Guarda Nacional Republicana alerta para os perigos das amizades virtuais.

'Sextortion', amizades virtuais que podem "acabar em chantagem”
Notícias ao Minuto

16:32 - 26/06/18 por Tiago Miguel Simões

País Alerta

Todos sabemos os perigos que a internet ‘esconde’, mas um alerta nunca é demais, numa era onde amigos virtuais valem (quase) tanto quanto os amigos reais. É sobre este tipo de amizades que a GNR se debruça no seu último post no Facebook. 

“Uma amizade virtual pode acabar em chantagem”, começam por avisar as autoridades que afirmam que para que isso aconteça “basta que se partilhem imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual com a pessoa errada, através das redes sociais ou aplicações, os quais podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação”.

Este esquema é conhecido por ‘Sextortion’ e, mesmo na era da informação, continua a fazer várias vítimas.

Por isso, a Guarda Nacional Republicana deixa dicas para evitar ser vítima deste crime, tais como não ter material íntimo no telemóvel porque este conteúdo pode ser acedido por terceiros e facilmente divulgado.

Mais. Não partilhe conteúdos privados, principalmente com estranhos, e não publique fotos íntimas nas redes sociais, estas podem vir a ser utilizadas por terceiros.

Em caso de ser vítima, as autoridades pedem para que não se tenha “vergonha” nem que se pague a quantia exigida pelos chantagistas. Mais, a GNR aconselha a que deixe de falar com esse “amigo virtual” e que o bloqueie em todas as redes sociais. No entanto, não apague as mensagens, nem as imagens, uma vez que “podem servir de prova para identificar os agressores”.

Outro dos conselhos da força policial é que se alerte o/os administradores da dita rede social, informando que essa imagens ou vídeos foram publicados sem consentimento, pedindo para que estas sejam eliminadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório