Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Autarquia altera feriado municipal para atrair mais visitantes

A Assembleia Municipal de Boticas aprovou hoje a alteração do feriado municipal, atualmente celebrado a 06 de novembro, para a segunda-feira a seguir às festas do concelho, comemoradas no terceiro fim de semana de agosto.

Autarquia altera feriado municipal para atrair mais visitantes
Notícias ao Minuto

17:22 - 03/09/13 por Lusa

País Boticas

O presidente da Câmara de Boticas, o social-democrata Fernando Campos, referiu que o feriado municipal a 06 de novembro “em nada” tem beneficiado a economia local porque não atrai visitantes.

As festas em honra da padroeira do concelho, Nossa Senhora da Livração, contam, segundo o autarca, com a afluência de “dezenas de milhares” de peregrinos, romeiros, visitantes e com a participação “fervorosa e entusiástica” dos habitantes da vila de Trás-os-Montes.

Por esse motivo, o autarca considerou que alterar o feriado municipal para a segunda-feira a seguir às festas do concelho, que acontecem todos os anos no terceiro fim de semana de agosto, “faz todo o sentido” porque fará com que a presença de “milhares” de visitantes seja maior e por mais tempo.

O social-democrata, a cumprir o seu último mandato, adiantou que a alteração da data beneficiará o comércio e a economia local, quer pela promoção da imagem de marca do concelho, quer pela divulgação do “potencial e qualidade” dos produtos típicos da vila.

“Esta alteração poderá diminuir ainda as probabilidades de um clima menos agradável (e que é claramente desfavorável) quer à participação da população local na festa, quer no desfrutar da programação da mesma”, disse.

A nova data do feriado municipal, aprovada com cinco votos contra, entrará em vigor em 2014.

Eleito pelo PSD, o deputado Jaime Pinho, justificou o voto contra com o facto de os peregrinos e visitantes terem de trabalhar nas suas cidades, pelo que lhes é indiferente ser ou não feriado municipal.

E, acrescentou, “se o feriado não traz benefícios à economia local, a culpa é de quem tem a obrigação de dinamizar e não o faz, demonstrando uma fragilidade cultural que culmina em ineficácia na comemoração do feriado”.

Antes do 25 de abril de 1974, o feriado municipal do concelho de Boticas era a 08 de julho, coincidindo com o feriado de Chaves, tendo, posteriormente, passado a celebrar-se a 06 de novembro, dia em que este município de Trás-os-Montes foi constituído.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório