Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Guarda prisional entre 20 detidos em operação contra tráfico de droga

Vinte pessoas, entre as quais um guarda prisional, foram detidas no âmbito de uma operação contra tráfico de droga que está a ser realizada pela GNR e PSP em Lisboa, Santarém e Setúbal, segundo fonte policial.

Guarda prisional entre 20 detidos em operação contra tráfico de droga
Notícias ao Minuto

12:38 - 25/06/18 por Lusa

País Operação

Fonte oficial da Guarda Nacional Republicana adiantou à agência Lusa que a operação, denominada "Fonte 2765", começou às 04:00 hoje e ainda não terminou, tendo as 20 detenções decorrido no cumprimento de mandados de detenção.

O comandante da operação, capitão Ricardo Silva, disse à Lusa que a maioria das detenções foram feitas em Alcabideche, Cascais, onde a operação começou.

Apesar da operação ainda não ter terminado, o número de detidos, que na sua maioria tem cadastro relacionado com tráfico de droga, já não vai aumentar, referiu o comandante da operação, avançando que ainda estão a ser feitas buscas.

No âmbito da operação, foram cumpridos 20 mandados de detenção e efetuadas 94 buscas, das quais 50 domiciliárias, sete não domiciliárias, sendo quatro realizadas em celas no estabelecimento prisional de Caxias, e 37 a veículos, que foram apreendidos.

A operação incluiu buscas no Estabelecimento Prisional de Caxias e no Hospital Prisional de São João de Deus, onde o guarda prisional detido trabalhava atualmente.

Num comunicado, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais indica que o guarda prisional foi detido por tráfico de droga e telemóveis dentro de vários estabelecimentos.

Além dos 37 veículos, foram apreendidos, até ao momento, 16.000 doses de haxixe, 1.000 doses de cocaína, nove telemóveis no Estabelecimento Prisional de Caxias e diverso material de corte e embalamento de droga.

A investigação, a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra e do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Sintra, decorria há cerca de dois anos e visava um grupo que atuava em rede e de forma organizada, sendo os principais abastecedores de droga das regiões de Sintra, Cascais, Oeiras, Seixal, Abrantes e Entroncamento, explica a corporação em comunicado.

Na operação, que está a decorrer em Caxias, Sintra, Cascais, Oeiras, Seixal, Abrantes e Entroncamento, participam 410 militares da GNR e 117 elementos da PSP, num total de 527 operacionais das duas forças de segurança.

A operação está a ser acompanhada por um juiz e quatro procuradores do DIAP de Sintra.

O comandante da operação disse ainda à Lusa que os detidos devem ser ouvidos, na terça-feira, por um juiz de instrução criminal do Tribunal de Sintra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório