Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eurodeputado alerta para perigo de agravamento da situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para a possibilidade de agravamento da situação já crítica em que estão os 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta, devido às alterações do mar previstas.

Eurodeputado alerta para perigo de agravamento da situação no Lifeline
Notícias ao Minuto

12:05 - 25/06/18 por Lusa

País Migrações

Em declarações à agência Lusa, o eurodeputado do PCP sublinhou que a grande preocupação se prende não só com a ausência de resposta das autoridades a estes migrantes, que há quatro dias estão a aguardar autorização para desembarcar, mas com o agravamento previsto do estado do mar.

"Há uma preocupação acrescida que são as condições climatéricas, que até ao momento têm sido favoráveis, pois o mar está praticamente sem ondulação, o que tem possibilitado que não haja, por exemplo, situações de enjoo a bordo, mas a partir de amanhã [terça-feira] as condições climatéricas vão alterar-se e isso vai criar uma situação crítica dentro da embarcação", alertou João Pimenta Lopes.

"O problema não é o enjoo (...), são as situações acumuladas de uma parte significativa destas mais de 230 pessoas que estão a bordo, que vêm em condições físicas muito debilitadas já e que os vómitos e a desidratação que daí resulta podem fazer com que, em poucas horas, uma situação que é grave mas esta estável passe a uma situação perfeitamente dramática e que ponha em risco a vida destas pessoas", explicou.

O eurodeputado, que pernoitou na embarcação da organização Lifeline, disse que a situação a bordo "é de grande debilidade e dificuldade" e que, apesar deste barco estar preparado para resgate e salvamento, "nenhuma embarcação está preparada para suportar ao longo de quatro dias mais de 200 pessoas a bordo, apinhadas no deque".

"Isto é mais um elemento para exigir que seja dada, sem demoras, autorização para acostagem e desembarque a estas pessoas, num porto de abrigo o mais próximo possível", considerou.

O eurodeputado disse ainda que "a própria embarcação não tem condições para estar tanto tempo com tanta gente" e recordou que uma outra embarcação [Alexander Maersk], desta feita comercial, está há igualmente quatro dias ao largo da Sicília a aguardar autorização para acostar, com 113 resgatados a bordo.

No caso da segunda embarcação, as pessoas estarão em piores condições, pois trata-se de um barco comercial, com 113 pessoas resgatadas a bordo, mas que não está equipado com mantimentos ou cobertores para dar este tipo de resposta, acrescentou.

"Não há resposta [das autoridades]. É o chamado jogo do empurra. As autoridades italianas remetem para as líbias a resposta, as maltesas, com alguma hipocrisia, não autorizam a entrada nas suas águas territoriais, mas fornecem alimentos, mantas e medicamentos, perguntando até se havia gasolina, o que é uma contradição", afirmou.

João Pimenta Lopes explicou também que, apesar de terem assumido a responsabilidade do resgate destas pessoas - que seguiam em duas embarcações pneumáticas com 125 pessoas cada -, as autoridades líbias acabaram por não o garantir e continuam sem dar resposta.

"Após o resgate, as autoridades líbias continuam a não dar resposta, o que já por si, do ponto de vista do direito internacional, constitui uma violação do princípio da não repulsão", afirmou o eurodeputado, sublinhando que se trata de pessoas que fugiram de situações de extrema violência, a maior parte homens com menos de 30 anos, e que há casos de escravatura.

"Os testemunhos são recorrentes. Até o mais duro, que é [quando dizem] antes morrer no mediterrâneo do que voltar para a Líbia. Isto traduz o sentimento de grande desespero destas pessoas que as leva a arriscar a própria vida", acrescentou.

O navio 'Lifeline' está ao largo da ilha de Malta e tem a bordo 234 pessoas a bordo, incluindo 14 mulheres e quatro crianças (duas com menos de dois anos e um bebé de quatro meses), que resgatou perto da costa da Líbia. Há vários dias que tenta obter sem sucesso autorização para desembarcar os migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório