Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Marcelo recebido por Trump na quarta-feira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar na terça-feira com a comunidade portuguesa na Virgínia, numa visita aos Estados Unidos em que será recebido pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em Washington, na quarta-feira.

Marcelo recebido por Trump na quarta-feira
Notícias ao Minuto

11:56 - 24/06/18 por Lusa

País Estados Unidos

Esta será a sua quarta deslocação aos Estados Unidos da América desde que tomou posse, em 9 de março de 2016, ano em que esteve numa receção oferecida pelo anterior Presidente norte-americano, Barack Obama, em Nova Iorque, por ocasião da 71.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

O seu encontro com Donald Trump, na Casa Branca, em Washington D.C., está marcado para cerca das 14h00 e prevê-se que os dois chefes de Estado façam declarações à comunicação social, sem direito a perguntas, no início de uma conversa a sós, seguida de uma reunião bilateral alargada.

Há cerca de duas semanas, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas cidades norte-americanas de Boston, Providence e New Bradford a celebrar o Dia de Portugal junto dos emigrantes portugueses e lusodescendentes dos estados de Massachusetts e Rhode Island, e prometeu voltar aos Estados Unidos em novembro para visitar outras comunidades luso-americanas.

Agora, nesta visita oficial de um dia e meio, o Presidente da República irá encerrar a primeira edição do "Mês de Portugal" nos Estados Unidos celebrado com um conjunto de iniciativas ao longo de junho em diversos estados norte-americanos.

Na terça-feira, o chefe de Estado terá um encontro no Clube Português de Manassas, na Virgínia, com a comunidade portuguesa daquele estado, do Maryland e de Washington, que será o único ponto do seu programa nesse dia.

Na quarta-feira, após a reunião com Donald Trump, Marcelo Rebelo de Sousa falará com os jornalistas portugueses, na Chancelaria da Embaixada de Portugal em Washington.

A sua visita terminará na Residência da Embaixada de Portugal em Washington, com uma cerimónia de "Toast to America" -- brinde à América -- com intervenções do embaixador português nos Estados Unidos, Fezas Vital, do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do Presidente da República.

Trata-se de uma tradição que celebra um dos momentos marcantes da cerimónia de assinatura da Declaração da Independência em 1776, em que os pais fundadores dos Estados Unidos da América ergueram uma taça de vinho da Madeira para festejar.

Antes das comemorações do Dia de Portugal, nos dias 10 e 11 de junho deste ano, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na 71.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, em setembro de 2016, onde regressou em dezembro desse ano para assistir ao juramento de António Guterres como secretário-geral eleito das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório