Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Greve dos técnicos de diagnóstico perto dos "100%" no Norte

A greve de hoje dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está a registar "nos grandes hospitais da região Norte", uma adesão próxima dos "100%", disse à Lusa a dirigente sindical Alexandra Costa.

Greve dos técnicos de diagnóstico perto dos "100%" no Norte
Notícias ao Minuto

08:46 - 22/06/18 por Lusa

País Sindicatos

"Os dados que temos dos grandes hospitais da região Norte indicam que a adesão durante a noite foi quase a 100%, rondando os 98%. Os números da manhã, ainda não os posso adiantar porque a mudança de turno ocorreu às 08:00", afirmou a dirigente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

Segundo a responsável, "as áreas mais afetadas deverão ser as consultas externas, as colheitas e o RX", salientando que "durante a noite, no Hospital de São João ficaram só os serviços mínimos a funcionar".

"Espera-se uma grande adesão destes profissionais que não estão a ser tratados consoantes os outros técnicos superiores da administração pública. O Governo encerrou as negociações, mas continua a não haver equidade entre as carreiras", sublinhou.

Além de um dia de greve, os técnicos de diagnóstico e terapêutica realizam também hoje uma vigília em frente à residência oficial do primeiro-ministro, onde vão entregar um manifesto com milhares de assinaturas que apela à reabertura do processo negocial.

Os sindicatos solicitaram, no dia 05 de junho, "uma negociação suplementar" face àquilo que é a lei e o enquadramento legal relativos à transição dos trabalhadores da atual carreira para a nova tabela e a contagem do tempo de anos de serviço na atual carreira, "mas até ao momento não houve nenhuma resposta por parte dos ministérios da Saúde e das Finanças".

Os sindicatos pediram ainda a intervenção do primeiro-ministro, António Costa, que remeteu a questão para os dois ministérios.

Perante este impasse, os técnicos de diagnóstico e terapêutica decidiram voltar hoje à greve, que se repete no 13 de julho. A partir de 01 de julho irão realizar uma greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado.

Para as 16:30, está marcada uma concentração junto à Assembleia da República, seguindo em marcha até ao Terreiro do Paço, residência oficial do primeiro-ministro, onde os profissionais vão ficar em vigília e entregar um manifesto ao primeiro-ministro.

No documento, os técnicos de diagnóstico e terapêutica explicam que o manifesto representa "uma tomada de posição" junto do primeiro-ministro e visa que "o assunto seja discutido no seio do Governo no sentido de não se dar por encerrado" o processo negocial "de forma unilateral".

Expõem ainda as suas reivindicações, entre as quais um ajuste da tabela salarial, a transição para novas carreiras e o descongelamento de escalões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório