Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Lisboa Verde? "Agora só é preciso ultrapassar alguns obstáculos"

A capital portuguesa é, oficialmente, a Capital Europeia Verde 2020. A ZERO já deu os parabéns mas deixa um alerta.

Lisboa Verde? "Agora só é preciso ultrapassar alguns obstáculos"
Notícias ao Minuto

08:19 - 22/06/18 por Filipa Matias Pereira

País Ambiente

Lisboa é, oficialmente, a Capital Europeia Verde 2020. O anúncio foi feito pelo comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

E é neste seguimento que a Associação Sistema Terrestre Saudável ZERO, em comunicado enviado às redações, endereça os parabéns a Lisboa, deixando, no entanto, um alerta: “Agora só é preciso ultrapassar alguns obstáculos ambientais”.

Este é, no entendimento da Associação, “um enorme desafio para a autarquia” e é neste sentido que a ZERO “pretende colaborar desde já nas diversas iniciativas previstas, ampliando-as tanto quanto possível”. Lisboa, acrescenta o comunicado, “deverá ser um exemplo de excelência ambiental e por isso é fundamental ser-se exigente”.

Com efeito, a Associação reuniu com o vereador José Sá Fernandes com o objetivo de discutir diferentes aspetos relacionados com a sustentabilidade da cidade e foram identificadas cinco áreas chave consideradas “cruciais e que estão todas elas relacionadas entre si”. São elas: "A reabilitação urbana, a mobilidade sustentável, o turismo, uma cidade neutra em carbono e com menor uso de recursos, e uma cidade verde e das pessoas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório