Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quase todo o país em risco muito elevado de exposição UV

Quase todas os distritos do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quase todo o país em risco muito elevado de exposição UV
Notícias ao Minuto

07:55 - 21/06/18 por Lusa

País IPMA

As exceções a este risco muito elevado são os distritos de Viana do Castelo, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora, que apresentam risco elevado.

O risco de exposição à radiação UV é também muito elevado em toda a Região Autónoma da Madeira enquanto nos Açores o risco é muito elevado na ilha das Flores, elevado em S. Miguel e no Faial e a ilha Terceira apresenta risco moderado.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje, dia em que começa o verão, um aumento da instabilidade atmosférica, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo e trovoada.

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura máxima, com exceção da região do Algarve, onde se prevê uma pequena subida.

As temperaturas máximas vão variar entre os 31 graus Celsius, em Évora, e os 24 (Guarda) e as mínimas entre os 16 (Guarda e Sines) e os 21 graus (Faro).

Na Região Autónoma da Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul da ilha da Madeira, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas e uma pequena descida de temperatura nas zonas montanhosas. Quanto a temperaturas, no Funchal vão variar entre os 19 e os 23 graus Celsius.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), aguaceiros na madrugada e manhã e novamente a partir da noite, com possibilidade de trovoadas, nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), e períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento fraco nas ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria).

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 20 e os 27 graus em Santa Cruz das Flores, entre os 20 e os 26 na Horta, entre os 19 e os 24 em Angra do Heroísmo e entre os 19 e os 26 em Ponta Delgada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório