Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Mais de 160 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham

O programa Garantia Jovem revelou 10% dos jovens portugueses não têm qualquer ocupação.

Mais de 160 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham
Notícias ao Minuto

17:43 - 19/06/18 por Tiago Miguel Simões

País ICS

Decorreu esta terça-feira uma sessão de reflexão no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, onde a Garantia Jovem revelou que mais de 160 mil jovens portugueses nem estudam, nem trabalham. 

“O emprego jovem esteve, durante a manhã de hoje, em discussão no Instituto de Ciências Sociais. Numa iniciativa promovida pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), esta sessão teve como objetivo apresentar as aprendizagens e desafios da Garantia Jovem, em Portugal e na Europa, bem como promover um debate em torno do tema empregabilidade jovem e do papel que as diferentes organizações podem ter”, pode ler-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto pelo programa Garantia Jovem. 

Segundo os dados revelados, 10% dos jovens portugueses não têm qualquer ocupação, dos quais 50,2% são mulheres e 49,8% são homens. 45% destes jovens têm idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos e 41% encontra-se entre os 25 e os 19. 

O mesmo documento atesta que “a baixa qualificação aumenta, em cerca de 3 vezes, a probabilidade disto acontecer: 41% dos jovens têm apenas o 9º ano de escolaridade e 42% o nível do ensino secundário. Apenas 17% corresponde às restantes posições académicas”.. 

59% dos jovens portugueses são desempregados inscritos no serviço público de emprego, enquanto os outros 41% não se encontram registados nos serviços de emprego, nem de educação. 

A iniciativa coordenada pelo IEFP e apoiada pela Comissão Europeia, desafia os jovens entre os 15 e os 29 anos a tomarem uma atitude proativa pelo seu futuro, consciencializando-os para a importância de aproveitarem as oportunidades que o IEFP disponibiliza para aumentarem a sua formação, qualificação e experiência profissional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório