Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

A primavera está a chegar ao fim, mas as alergias não. Prepare-se!

De acordo com as entidades competentes, os níveis de alergénicos na atmosfera estarão em níveis elevados nos próximos dias.

A primavera está a chegar ao fim, mas as alergias não. Prepare-se!
Notícias ao Minuto

08:28 - 18/06/18 por Filipa Matias Pereira

País Alerta

A primavera é, habitualmente, a estação do ano mais ‘temida’ por quem padece de alergias. Porém, apesar de o verão estar aí à porta, os alergénicos não dão tréguas e estão, quase um pouco por todo o país, em níveis “muito elevados”.

De acordo com o boletim polínico da Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), em Vila Real, no Porto e em Coimbra predominam na atmosfera os pólenes das ervas gramíneas, parietária e da árvore oliveira. Para além disso, na região do Porto estão ainda em níveis elevados os pólenes de tanchagem.

Já em Castelo Branco são os pólens das ervas gramíneas que estão em maior evidência, enquanto que em Lisboa são também os pólenes das ervas gramíneas e de parietária que assumem maior destaque.

O pólen das ervas gramíneas terão também maior impacto nas regiões do Alentejo e do Algarve.

Porém, nem todas as notícias são más. A informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta de que esta segunda-feira o céu estará pouco nublado, podendo aumentar de nebulosidade na região Sul a partir da tarde. Está ainda prevista, um pouco por todo o país, a subida das temperaturas.

Já o vento irá soprar moderado (até 25 km/h) do quadrante leste e será também moderado na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório