A primavera é, habitualmente, a estação do ano mais ‘temida’ por quem padece de alergias. Porém, apesar de o verão estar aí à porta, os alergénicos não dão tréguas e estão, quase um pouco por todo o país, em níveis “muito elevados”.
De acordo com o boletim polínico da Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), em Vila Real, no Porto e em Coimbra predominam na atmosfera os pólenes das ervas gramíneas, parietária e da árvore oliveira. Para além disso, na região do Porto estão ainda em níveis elevados os pólenes de tanchagem.
Já em Castelo Branco são os pólens das ervas gramíneas que estão em maior evidência, enquanto que em Lisboa são também os pólenes das ervas gramíneas e de parietária que assumem maior destaque.
O pólen das ervas gramíneas terão também maior impacto nas regiões do Alentejo e do Algarve.
Porém, nem todas as notícias são más. A informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta de que esta segunda-feira o céu estará pouco nublado, podendo aumentar de nebulosidade na região Sul a partir da tarde. Está ainda prevista, um pouco por todo o país, a subida das temperaturas.
Já o vento irá soprar moderado (até 25 km/h) do quadrante leste e será também moderado na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde.