Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Novo bispo elege como prioridade a oração e "estar com as pessoas"

O novo bispo da Diocese de Viseu, António Luciano, elegeu hoje como prioridade a oração e "estar com as pessoas" na diocese que vai dirigir a partir do dia 22 de julho.

Novo bispo elege como prioridade a oração e "estar com as pessoas"
Notícias ao Minuto

20:45 - 17/06/18 por Lusa

País António Luciano

"As minhas prioridades são oração e estar com as pessoas. O resto vem no programa que se há de planear. Agora é oração e estar com as pessoas", disse António Luciano aos jornalistas no final da cerimónia em que foi ordenado bispo pelo prelado diocesano da Guarda Manuel Felício.

O novo bispo disse ainda que espera levar renovação à Diocese de Viseu, dizendo que "onde está o Espírito Santo há renovação".

"Ele já lá está [na Diocese] eu espero ir ajudar que o Espírito [Santo] renove", declarou.

António Luciano, que hoje foi ordenado bispo na Sé Catedral da Guarda, mostrou-se ainda preocupado com os jovens, lembrando que a igreja está a preparar o Sínodo dos jovens.

"Uma igreja sem jovens não é igreja. A igreja quer-se jovem com os jovens e com os menos jovens, mas temos que ajudar muito os jovens", afirmou.

Já na intervenção que proferiu durante a celebração episcopal, o novo bispo de Viseu pediu "a São José, o dom do silêncio prudente e fiel" que o ajude "a guardar, administrar bem a igreja [Diocese] de Viseu e a vigiar pela sua unidade e integridade".

Deixou ainda "uma palavra de gratidão, de esperança e estima às crianças, adolescentes, jovens, casais, idosos, frágeis, doentes, abandonados e a todos os que experimentam a dor e a solidão".

"Que nunca vos faltem bons cuidadores. Deus ama-vos muito (...) A comunhão fraterna, a proximidade, a gratuitidade e a solidariedade são muito mais que gestos importantes, são a base sólida de uma sociedade sadia e de uma igreja renovada", disse.

A rematar a sua intervenção declarou: "Ousadia dioceses da Guarda e de Viseu, renovação, força, confiança, coragem e muita esperança em Cristo Ressuscitado, o Bom pastor".

O bispo da Guarda, Manuel Felício, disse na sua homilia que, "hoje mais do que nunca", para os bispos é "urgente 'primeirear' a responsabilidade missionária da Igreja.

"Como bispos responsáveis pela condução das nossas igrejas particulares e corresponsáveis pela vida da Igrejas Universal, temos a especial obrigação de despertar em nós, como também nos nossos mais diretos colaboradores e nos fiéis em geral, o dinamismo missionário", afirmou.

António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, foi nomeado bispo de Viseu pelo papa Francisco no dia 03 de maio, para suceder a Ilídio Leandro, que em 2017 pediu a resignação de bispo da Diocese de Viseu por motivo de doença.

O novo bispo nasceu a 26 de março de 1952 em Corgas, freguesia de Sandomil, concelho de Seia, no distrito da Guarda.

Foi ordenado diácono a 08 de dezembro de 1984 e, em 29 de junho de 1985, presbítero, na Sé Catedral da Guarda.

Entre outros cargos, António Luciano dos Santos Costa foi vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização de João de Oliveira Matos, juiz diocesano do Tribunal Eclesiástico, vigário episcopal para o clero e capelão do Hospital Sousa Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório