Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alda Carvalho recorda "página trágica" na história do concelho

A presidente da Câmara de Castanheira de Pera afirmou hoje que o dia 17 de junho representa uma "página trágica" na história do concelho, da região e da nação, manifestando "profundo pesar" pelo infortúnio que atingiu os bombeiros locais.

Alda Carvalho recorda "página trágica" na história do concelho
Notícias ao Minuto

18:58 - 17/06/18 por Lusa

País Castanheira de Pera

"Hoje é o dia que representa para todos nós uma página trágica da nossa história enquanto concelho, região e nação. Deixo o mais profundo pesar pelo infortúnio que nos atingiu", disse Alda Carvalho.

A autarca, que falava durante a inauguração de um memorial de homenagem ao bombeiro, uma escultura situada na praça do Bombeiro, realçou a luta, a coragem, a resiliência e a bondade dos 'soldados da paz'.

"Hoje homenageamos o bombeiro. Aquele que teve a coragem de enfrentar, destemido, uma luta desigual, qual David e Golias", disse.

Alda Carvalho referiu-se depois aos cinco bombeiros de Castanheira de Pera que foram vítimas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no passado verão e alastrou ao concelho, sendo que um, Gonçalo Conceição, acabou por morrer devido aos ferimentos sofridos.

Os restantes quatro - Fernando Tomé, Fernando Paulo Tomé, Rui Rosinha e Filipa Rodrigues - sofreram ferimentos graves.

Visivelmente emocionada, ao recordar a tragédia, Alda Carvalho disse que o bombeiro não é um "super-herói de papel".

"É, sim, um super-herói de carne e osso. Tem uma história que ninguém sabe e o sofrimento que ninguém vê. É o herói de todos os dias que deixamos aqui homenageado neste ato simbólico", afirmou.

O incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), em 17 de junho, e alastrou a concelhos vizinhos provocou 66 mortos e cerca de 250 feridos.

As chamas, extintas uma semana depois, destruíram meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Em outubro, os incêndios rurais que atingiram a região Centro fizeram 50 mortes, a que se somam outras cinco registadas noutros fogos, elevando para 121 o número total de mortos em 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório