Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Apoio psicológico chegará 252 crianças e jovens afetados pelos fogos

Estudo revela que muitos sofrem de perturbações como medo, dificuldade em regular as emoções, problemas de sono, depressão, pânico e ansiedade de separação.

Apoio psicológico chegará 252 crianças e jovens afetados pelos fogos

Cerca de 444 crianças e adolescentes vítimas dos incêndios florestais que deflagraram na Região Centro do país, em junho do ano passado, ficaram emocionalmente afetadas pelos trágicos acontecimentos. Do total, 252 apresentaram sintomas de perturbação psicológico (e vão receber apoio psicológico) e 192 viram o seu bem-estar ser afetado.

Estas são as conclusões da primeira fase do projeto ‘Pinhal de Futuro’, promovido pelo Fundo de Apoio gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e que está a ser desenvolvido, em contexto escolar.

O ‘Pinhal de Futuro’ é o primeiro projeto a ser desenvolvido em Portugal para rastreio e acompanhamento psicológico de menores, com mais de seis anos, expostos a ocorrências traumáticas de larga escala, como a que se viveu no verão passado no centro do país.

De acordo com o estudo muitos destes jovens sofrem de perturbações que incluem, entre outros, sintomas como reexperienciação persistente do acontecimento traumático, medo, evitamento de estímulos que recordem o acontecimento, dificuldade em regular as emoções, problemas de sono, depressão, pânico/ansiedade, disrupção comportamental, perturbação decorrente de luto ou ansiedade de separação.

Desde abril, estão a ser realizadas entrevistas clínicas estruturadas junto dos 252 alunos com os sintomas referidos acima e, com essa a confirmação, inicia-se o acompanhamento das crianças e adolescentes, com base em planos individuais de intervenção clínica, que decorrerão até final do ano de 2018. Em caso de necessidade, poderá ser feito o encaminhamento de casos para respostas da rede pública e privada de saúde.

O apoio prestado pelos sete psicólogos clínicos do projeto inclui ainda a promoção de sessões de sensibilização direcionadas a pais e professores das escolas dos seis concelhos afetados pelos incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório