Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Cimeira de Singapura? "Não vamos ter um excesso de expetativas"

O primeiro-ministro português foi cuidadoso ao analisar o encontro de Donald Trump e Kim Jong-un, mas afirma que, para já, são boas notícias. Costa abordou ainda o acordo nuclear do Irão e a OPA à EDP.

Cimeira de Singapura? "Não vamos ter um excesso de expetativas"
Notícias ao Minuto

19:38 - 12/06/18 por Tiago Miguel Simões

País António Costa

Foi a partir de São José, nos EUA, que António Costa comentou a cimeira de Singapura, que juntou Donald Trump e Kim Jong-un. 

“Esta cimeira acabou melhor do que tinha acabado a cimeira do G7 o que é um cenário positivo”, começou por dizer o primeiro-ministro português.

Costa disse ainda que esta cimeira, por “muito genérica” que tenha sido, tinha como objetivo avançar e retomar o processo de desnuclearização, o que é “uma boa notícia para todos os que estão preocupados com a segurança mundial e internacional e onde a corrida para a nuclearização era obviamente uma ameaça”. 

No entanto, Costa foi cauteloso nas suas palavras, dizendo: “Não vamos ter um excesso de expetativas”. Ainda que tenha sido cauteloso o primeiro-ministro luso defendeu que o simples facto de ter existido este encontro, que terminou “forma harmoniosa”, é um bom sinal para o mundo. 

“O que podemos desejar é que este caminho prossiga e que tenha sido o primeiro de muitos e muitos encontros”, afirmou. 

Já sobre o acordo nuclear do Irão, do qual os EUA anunciaram a saída, António Costa defende: “O acordo com o Irão era um acordo importante que estava a ser respeitado e que deve ser respeitado, essa é a posição da UE e não há nenhuma razão para contrapor um ao outro. É bom que haja a desnuclearização no Irão, é bom que haja a desnuclearização na Coreia e é bom que haja a desnuclearização no conjunto do mundo”. 

Por último, quando o tema foi a OPA à EDP, Costa remeteu a resposta para os reguladores e escusou-se a comentar. “São matérias da competência dos reguladores, às quais obviamente o Governo não pode nem deve pronunciar-se”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório