Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PJ deteve três suspeitos de fraudes com subsídios para o ramo mobiliário

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) deteve dois empresários e uma contabilista por alegadas fraudes na obtenção de subsídios, pelas quais iriam receber indevidamente mais de seis milhões de euros, anunciou hoje aquela autoridade.

PJ deteve três suspeitos de fraudes com subsídios para o ramo mobiliário
Notícias ao Minuto

13:54 - 12/06/18 por Lusa

País Norte

Em comunicado, a PJ acrescenta que, para consumar a atividade criminosa, os detidos, ligados à indústria do mobiliário, terão também concebido e executado esquemas de emissão de faturação sem correspondência com transações comerciais efetivas, que lesaram o Estado Português, em sede de IVA, em mais de 1,2 milhões de euros.

No âmbito do inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Paredes, a PJ procedeu à detenção dos três arguidos e à realização de buscas domiciliárias e não domiciliárias, naquele concelho e ainda em Santo Tirso, Espinho e Mafra.

A investigação, que teve início num procedimento inspetivo realizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira -- Direção de Finanças do Porto, permitiu recolher "fortes indícios" de que os suspeitos, pessoas singulares e coletivas ligadas ao setor da indústria do mobiliário, apresentaram projetos de incentivos relacionados com apoio à internacionalização e à inovação produtiva, com investimentos elegíveis superiores a 25 milhões de euros.

"Após a aprovação das candidaturas, solicitaram o pagamento de subsídios, sabendo de antemão que os pedidos que efetuavam seriam ilícitos, porquanto se baseavam em faturação fictícia ou porque não foi realizado o investimento necessário após o recebimento do incentivo", refere o comunicado.

Encontrava-se pendente para pagamento, pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, um pedido de subsídio de valor superior a seis milhões de euros, "que não foi efetuado devido a atuação atempada no âmbito da investigação".

Indicados por crimes de associação criminosa, fraude na obtenção de subsídio, desvio de subsídio e fraude fiscal qualificada, os detidos, com 51, 50 e 41 anos, vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório e aplicação das respetivas medidas de coação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório