Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 20 cães resgatados pela GNR. Não tinham água nem comida

O dono dos animais foi identificado e constituído arguido. Encontra-se a aguardar julgamento com termo de identidade e residência.

Mais de 20 cães resgatados pela GNR. Não tinham água nem comida
Notícias ao Minuto

09:43 - 09/06/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Bragança

A GNR de Torre de Moncorvo, em Bragança, salvou 21 cães da morte certa. Os animais encontravam-se num estado “bastante debilitado e subnutridos”, não tendo as condições básicas de bem-estar e alojamento.

Segundo a GNR, os cães não tinham água, nem alimentos, além de serem portadores de vários parasitas externos.

O dono dos animais, um homem de 45 anos, foi identificado e constituído arguido, tendo ficado sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Por sua vez, os 21 cães foram entregues aos cuidados do canil municipal de Vila Flor.

Maus-tratos animais. Penas a aplicar e forma de denunciar 

O crime de maus-tratos a animais de companhia está previsto no artigo 387º do Código Penal, podendo ser punido com uma pena de prisão de até um ano ou com pena de multa de até 120 dias.

Mas, se como resultado dos maus-tratos, o animal morrer ou ficar privado de um importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, a pena de prisão pode ir até dois anos e a multa de pena até 240 dias.

Para denunciar casos de maus-tratos a animais de companhia pode ligar para a PSP (21 765 42 42) ou enviar um email para [email protected] ou então pode ligar para a linha da GNR SOS Ambiente e Território (808 200 520).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório