Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo chega aos Açores e diz que "até o tempo" ajuda às celebrações

O Presidente da República chegou hoje aos Açores, onde vão decorrer as comemorações do Dia de Portugal, sublinhando que até o bom tempo na ilha de São Miguel "está a colaborar" nas celebrações que se avizinham.

Marcelo chega aos Açores e diz que "até o tempo" ajuda às celebrações
Notícias ao Minuto

14:54 - 08/06/18 por Lusa

País 10 de Junho

"Até o tempo está a colaborar, o que não aconteceria se fosse no continente", disse Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas à chegada ao aeroporto de Ponta Delgada, onde aterrou cerca das 13:15 locais (menos uma hora que em Lisboa).

Recebido pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, pela presidente do parlamento açoriano, Ana Luís, e pelo autarca de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, o chefe de Estado enalteceu o "entusiasmo do corpo diplomático" pelas comemorações do Dia de Portugal terem lugar, este ano, nos Açores.

"É um grande momento para mim como Presidente da República e para todos os portugueses", acrescentou.

As comemorações do Dia de Portugal, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, decorrem este ano entre Ponta Delgada, nos Açores, Boston e Providence, nos Estados Unidos.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, António Costa, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris e, em 2017, no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.

Este ano cabe aos Açores, mais concretamente a Ponta Delgada, receber a primeira parte das comemorações, viajando depois o chefe de Estado e o chefe do Governo para os Estados Unidos.

No país presidido atualmente por Donald Trump vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório