Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Adjudicadas obras de 4 milhões para melhorar abastecimento de água

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) anunciou hoje ter adjudicado uma empreitada para melhorar o abastecimento público na zona noroeste do concelho de Mértola (Beja), abrangendo nove povoações, num investimento de quatro milhões de euros.

Adjudicadas obras de 4 milhões para melhorar abastecimento de água
Notícias ao Minuto

12:09 - 06/06/18 por Lusa

País Mértola

O projeto, explicou hoje a empresa, em comunicado, consiste no fornecimento de água para abastecimento público a cerca de mil habitantes, nas nove povoações, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Enxoé, que também vai ser "objeto de ampliação e remodelação no âmbito de uma outra empreitada".

As obras, adjudicadas por cerca de quatro milhões de euros, são financiadas a 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e deverão arrancar no terreno "no mês de julho", adiantou à agência Lusa fonte da AgdA.

O contrato de adução de água vai beneficiar a zona noroeste do concelho de Mértola e assegurar o abastecimento às povoações de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Corte Pequena, Vale de Açor, Ledo, Namorados, Penilhos e S. João dos Caldeireiros.

As localidades desta zona do concelho alentejano, atualmente, são abastecidas a partir de origens de água subterrâneas, através de furos. Mas, ciclicamente, no verão, em alturas de seca, os autotanques dos bombeiros têm de transportar água para reforçar os depósitos locais.

O investimento agora adjudicado, a partir da ETA da barragem do Enxoé, ligada ao sistema do Alqueva, garantiu a AgdA, vai "assegurar a qualidade e a quantidade de água necessária ao abastecimento" destes "cerca de mil habitantes".

E, realçou, vai permitir "abandonar os diversos sistemas autónomos que, atualmente, servem, de forma deficiente, as populações, a partir de origens subterrâneas pouco fiáveis, com baixa produtividade e que obrigam reiteradamente a reforço de água por autotanque".

"Com estes investimentos, a entidade gestora responsável pelo Sistema de Parceria Pública Integrado de Águas do Alentejo assegura a resiliência dos sistemas de abastecimento de água, permitindo-lhes melhorar a qualidade da água distribuída e responder mais eficazmente a situações de escassez de água", frisou.

A albufeira do Enxoé, assinalou ainda a empresa, é uma origem de água "fiável ao nível de qualidade e quantidade, face à sua ligação direta ao Sistema de Alqueva".

A empreitada, com um prazo de execução de 450 dias, inclui a construção de cerca de 67,1 quilómetros de condutas adutoras, três reservatórios apoiados e seis estações elevatórias.

O projeto está integrado na Operação POSEUR "Melhoria da Qualidade de Abastecimento de Água no Sistema do Guadiana Sul", que inclui diversas outras empreitadas na margem esquerda do Guadiana, não só em Mértola, mas também nos concelhos de Serpa, Moura e Barrancos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório