Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Debate sobre mulheres na arquitetura antecipa encontro do setor em julho

Duas conferências sobre o trabalho das mulheres na arquitetura, a realizar hoje e quinta-feira, no Porto e em Lisboa, respetivamente, antecipam a quarta edição da Archi Summit, a decorrer em julho, na LX Factory, em Lisboa.

Debate sobre mulheres na arquitetura antecipa encontro do setor em julho
Notícias ao Minuto

07:43 - 06/06/18 por Lusa

País Arquitetura

A conferência de hoje reúne, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), as arquitetas Maria Souto de Moura, colaboradora do atelier de Álvaro Siza, e Filipa Guerreiro, cofundadora do Atelier da Bouça, professora e investigadora da FAUP, segundo a apresentação do encontro, na página da Internet desta faculdade.

Um dia depois, na quinta-feira, em Lisboa, cruzam-se as opiniões das arquitetas Gabriela Gonçalves, do atelier GGLL, professora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (onde se realiza o encontro), e Célia Faria, do atelier Bica Arquitetos, que falam sobre o futuro da arquitetura.

As duas conferências têm por objetivo "cruzar duas gerações de mulheres arquitetas, numa profissão que mais facilmente prestigia e premeia no masculino", e contribuir para "a mudança de paradigmas, dando destaque à qualidade da arquitetura no feminino", segundo a organização dos dois encontros, que abrem caminho à Archi Summit.

Encontro internacional de arquitetura realizado desde 2015, por iniciativa da Modal Creativity, com organizações do setor, a Archi Summit reuniu, nas três edições anteriores, arquitetos como Álvaro Siza, Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne, Nuno Portas, Nuno Brandão Costa, Aires Mateus, Pascal Flammer, Johannes Norlander, Ryan Kennihan, Arno Brandlhuber e Valerio Olgiati, mobilizando mais de 2000 profissionais, em conferências, debates, apresentações de projetos e demonstrações.

Depois de duas edições no Porto, no Silo Auto e no Antigo Matadouro Industrial de Campanhã, e da edição de 2017 no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a Archi Summit mantém-se este ano na capital, na LX Factory, com o objetivo de "homenagear a simbiose entre o bruto e o quase devoluto".

A conferência de hoje, com Maria Souto de Moura e Filipa Guerreiro, tem lugar na Sala Plana da FAUP, a partir das 15:00; a de quinta-feira realiza-se no auditório do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a partir das 11:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório