Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Este setor produz quase 50% de todos os resíduos gerados pelo Homem

Numa semana em que o Ambiente é tema, importa saber o impacto que as nossas ações e práticas diárias têm e qual o caminho a seguir para diminuir esse impacto. Sabia, por exemplo, que o setor da construção é um dos com maior impacto ambiental negativo?

Este setor produz quase 50% de todos os resíduos gerados pelo Homem
Notícias ao Minuto

18:39 - 04/06/18 por Ana Lemos

País Quercus

"Se dividirmos os materiais utilizados num edifício em fatias, 50% são materiais virgens que derivam do petróleo e cuja reciclabilidade é dificultada pela difícil triagem e das condições em obra”. O alerta é de Aline Guerreiro, responsável pelo Portal da Construção Sustentável e coordenadora do grupo de trabalho de construção sustentável da Quercus.

Devemos, por isso, sugere, aplicar à construção - “um dos setores que maiores impactes ambientais negativos tem sobre o nosso Planeta” - o conceito da Economia Circular. Não só “é possível” como permitirá reduzir a utilização de produtos virgens que derivam do petróleo, “apostando em práticas de reutilização de materiais, na incorporação de materiais reciclados e recicláveis e na integração de práticas e produtos de origem local”.

E, talvez não saiba, mas são “inúmeras as aplicações de materiais virgens de origem fóssil no setor da construção”, que assim é “responsável por produzir cerca de 50% de todos os resíduos gerados pelo Homem”. Acontece que “grande parte destes resíduos são depositados em vazadouros, recuperações paisagísticas ou aterros sem qualquer valorização ou reciclagem”.

Destaca a Quercus, "só os isolamentos representam cerca de 20% desses materiais. Pois, os mais comummente utilizados são os poliuretanos e os poliestirenos, materiais que mesmo no fim de vida, mesmo que segregados em obra, dificilmente se justifica financeiramente o seu encaminhamento para reciclagem, o que não os permite integrar em novos processos produtivos".

É, por isso, "urgente fechar o ciclo na construção". O objetivo não é "fechar as portas ao plástico, mas obrigar a que o mesmo provenha de origens recicladas e cujo uso seja limitado às aplicações onde o mesmo é quase obrigatório, por não haverem alternativas adequadas", como por exemplo "aplicações para materiais que estão 24h/dia em contacto com água, nas quais se exige durabilidade, falamos de canalizações ou caixas de autoclismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório