Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Votação sobre eutanásia mostra que se deve avançar no "sentido da vida"

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou hoje que a rejeição no parlamento da despenalização da eutanásia mostra que é necessário avançar "no sentido da vida", para uma sociedade mais inclusiva e "realmente solidária".

Votação sobre eutanásia mostra que se deve avançar no "sentido da vida"
Notícias ao Minuto

21:02 - 29/05/18 por Lusa

País Cardeal

"Esse é que é o sentido do futuro, do progresso e da vida e é exatamente aí que nos devemos encontrar como sociedade portuguesa", afirmou Manuel Clemente à agência Ecclesia.

Para o cardeal-patriarca, o resultado da votação no parlamento "é uma ocasião de congratulação" por um "momento forte, tão válido da democracia portuguesa".

"A vida é um bem absoluto e por isso tem de ser absolutamente protegido e promovido", defendeu Manuel Clemente.

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a aposta deverá ser no "alargamento dos cuidados paliativos", construindo uma "sociedade paliativa, onde todos se sintam protegidos".

A Assembleia da República chumbou hoje os projetos de lei do PAN, BE, PS e PEV para a despenalização da eutanásia.

O projeto do PAN teve 107 votos a favor, 116 contra e 11 abstenções. O diploma do PS recebeu 110 votos a favor, 115 contra e quatro abstenções.

O projeto do BE recebeu 117 votos contra, 104 a favor e oito abstenções. O diploma do PEV recolheu 104 votos favoráveis, 117 contra e oito abstenções.

Seis deputados do PSD votaram a favor da despenalização da eutanásia, mas apenas duas parlamentares -- Teresa Leal Coelho e Paula Teixeira da Cruz -- o fizeram em relação aos quatro projetos em discussão.

Entre os deputados do PS, somente os deputados Ascenso Simões e Miranda Calha votaram contra todos os projetos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório