Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Girafa morre ao cair em fosso. Visitante já foi identificado pela PSP

A Girafa-de-angola tinha uma cria de seis meses.

Girafa morre ao cair em fosso. Visitante já foi identificado pela PSP
Notícias ao Minuto

19:36 - 29/05/18 por Filipa Matias Pereira

País Zoo

No passado sábado, o Jardim Zoológico de Lisboa perdeu uma Girafa-de-angola. Tinha, como refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, 11 anos e 5 meses. E morreu na sequência da queda num fosso que separa os visitantes dos animais. O animal tinha sido aliciado com comida por parte de um visitante que já foi, aliás, identificado pela PSP.

Depois de realizados os exames necessários, concluiu-se que a morte foi provocada por colapso cardiorrespiratório, consequência da queda.

O Jardim Zoológico de Lisboa recorda que a situação aconteceu apesar dos “inúmeros avisos dispersos por todo o Zoo, incluindo instalações, bilheteiras, folhetos e vídeos de apresentação de regras do parque” que proíbem a alimentação de animais. Mas, não obstante os alertas, “crianças, jovens e adultos continuam a alimentá-los, desrespeitando as normas de segurança definidas pelo Jardim Zoológico”.

Nas palavras do administrador do Jardim Zoológico, Carlos Agrela Pinheiro, “a morte desta girafa que nasceu no nosso Zoo representa uma perda incalculável para todos os elementos do parque. A Girafa-de-angola é uma das espécies mais emblemáticas e uma das mais queridas dos nossos visitantes. O Jardim Zoológico tem um papel concreto a desempenhar no plano da conservação dos animais. O clima temperado do país e da cidade facilita a adaptação das espécies, sendo a sua taxa de reprodução bastante boa. O facto desta girafa ter sido mãe em novembro do ano passado transtorna-nos ainda mais. A cria que já se alimenta sozinha, continuará integrada no restante grupo”.

O Jardim Zoológico, refere ainda o comunicado, espera que “esta lamentável situação sensibilize, no futuro, os seus visitantes para uma alteração de comportamentos e um maior respeito pela natureza e pela biodiversidade do planeta”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório