Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de metade dos portugueses com menos de 6 anos nunca foi ao dentista

A conclusão é do Barómetro da Saúde Oral, da Ordem dos Médicos Dentistas.

Mais de metade dos portugueses com menos de 6 anos nunca foi ao dentista
Notícias ao Minuto

21:49 - 28/05/18 por Filipa Matias Pereira

País Barómetro

Sabia que mais de metade das crianças portuguesas menores de seis anos nunca visitou o médico dentista? A conclusão é do Barómetro da Saúde Oral, da Ordem dos Médicos Dentistas (2017), segundo o qual, em Portugal, 60,6% das crianças menores de seis anos nunca tinha efetuado uma consulta com um médico dentista.

Em comunicado enviado às redações, João Braga, médico dentista e membro da Associação Best Quality Dental Centers (BQDC), esclarece que “a primeira visita ao médico dentista deve acontecer logo que nasça o primeiro dente decíduo (de leite), que normalmente ocorre entre os seis e doze meses de idade, de forma a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e a intercetar hábitos que possam ser prejudiciais”.

Para além disso, conforme destaca a Associação Best Quality Dental Centers, no âmbito do Dia Mundial da Criança, que se assinala no próximo dia 1 de junho, “ter dentes saudáveis em criança é fundamental por muitos motivos: assegura uma alimentação correta, facilita a aprendizagem fluída da fala e previne a ocorrência de vários problemas, na idade adulta. Torna-se, por isso, decisivo levar o seu filho ao médico dentista”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório