Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Abaixo-assinado lançado contra "abuso de 'voluntários'" na Feira do Livro

Um abaixo-assinado contra o "abuso de 'voluntários'" na Feira do Livro de Lisboa foi lançado na sexta-feira e reúne já centenas de assinaturas, mas a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) assegura que está a cumprir a lei.

Abaixo-assinado lançado contra "abuso de 'voluntários'" na Feira do Livro
Notícias ao Minuto

18:23 - 28/05/18 por Lusa

País Apel

Publicado em forma de carta dirigida à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que organiza a Feira do Livro em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o abaixo-assinado intitulado "Não ao abuso de 'voluntários' na Feira do Livro de Lisboa" foi lançado nas páginas de Facebook de Alexandra Lucas Coelho e da diretora de Comunicação da Penguin Random House/Companhia das Letras, Helena Ales Pereira.

"Assinaturas contra o abuso de 'voluntários' na Feira do Livro de Lisboa. Vai na casa das centenas. Quem quiser juntar-se, nomeadamente autores e toda a gente envolvida na feitura e circulação de livros, pode fazê-lo até à meia-noite de hoje", reforçou hoje Alexandra Lucas Coelho, na sua página de Facebook.

Na carta, os subscritores afirmam estar "contra o recrutamento de 'voluntários'" para trabalhar na feira do livro, feito pela APEL, que "recebe das editoras muitos milhares de euros pela presença na feira, além das quotas e de outras subvenções".

"A APEL tem dinheiro, ou devia ter, para remunerar quem recruta durante a feira", lê-se na carta, que acusa ainda aquela associação de invocar o contacto com livros e autores, "para aliciar estes 'voluntários'".

Alegando que "estar em contacto com livros e autores não é remuneração de ninguém", as autoras do abaixo-assinado sublinham: "Aqueles de entre nós que contribuem para que os livros sejam feitos e circulem recusam-se a ser usados como isco".

O texto da carta finaliza: "É bom poder dar tempo e trabalho a quem entendermos, e deles precisa. Não é o caso da APEL. Este abuso sistemático tem de acabar já na feira de 2018. Quem foi recrutado deve ser remunerado".

Reagindo às acusações constantes do documento, a APEL, que organiza o certame há 88 anos, começa por destacar que "é uma instituição sem fins lucrativos, como o é a própria Feira do Livro de Lisboa", razão pela qual o apoio financeiro da autarquia "é indispensável à sua realização".

"Não se deve confundir a atividade da APEL - a entidade que recruta os voluntários - com a dos editores participantes, esses sim com uma atividade comercial, mas sem qualquer colaboração de voluntários", sublinha.

Assegurando que conhece, respeita e cumpre a Lei do voluntariado, a APEL diz que é nesse âmbito que celebra o Programa de Voluntariado da Feira do Livro de Lisboa com os voluntários, assegurando-lhes seguro de responsabilidade civil e pagamento das refeições e dos transportes.

A APEL argumenta ainda que o voluntariado é uma iniciativa inerente ao exercício de cidadania, na qual os cidadãos se predispõem a ajudar a comunidade, e salienta que este programa de voluntariado, em vigor desde 2013, já permitiu que um quinto dos voluntários arranjassem emprego em editores presentes na Feira do Livro de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório