Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Lançado kit de ferramentas para as boas práticas nas organizações

Dentro da caixa de ferramentas lançada pela Carta Portuguesa para a Diversidade existem, por exemplo, 11 dinâmicas de grupo que podem ser desenvolvidas entre chefias e colaboradores.

Lançado kit de ferramentas para as boas práticas nas organizações
Notícias ao Minuto

11:39 - 23/05/18 por Tiago Miguel Simões

País Diversidade

Já ouviu falar na Carta para a Diversidade? Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia, que é adaptada a cada país e que visa promover políticas e práticas internas de diversidade nas empresas e organizações. 

Ora, a Carta Portuguesa para a Diversidade lançou agora um Kit de boas práticas para as organizações. Esta caixa de ferramentas será útil às organizações que que queiram melhorar as já citadas práticas no seio da sua estrutura. 

“No sentido de melhorar os instrumentos disponíveis para a promoção destas boas práticas, foi então desenvolvida a Caixa de Ferramentas para a Diversidade e Inclusão, que disponibiliza um conjunto de materiais para que as organizações possam refletir, avaliar, construir, desenvolver e consolidar ações no âmbito das suas políticas de promoção da diversidade e inclusão”, lê-se no comunicado enviado pelos responsáveis de comunicação da Carta para a Diversidade, que foi lançada em 2016. 

Mas afinal em que consiste este kit? Segundo a informação disponibilizada, este é composto por brochuras com os passos para a implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade nas organizações, com exemplos concretos de práticas e de como as realizar em cinco momentos chave: conhecer, planear, mobilizar e liderar, implementar e celebrar. Mais, a caixa de ferramentas inclui boas práticas que foram distinguidas em 2017 com o selo da Diversidade: um glossário de termos e uma ferramenta de autodiagnóstico, que permite à organização avaliar em que fase de implementação está.

Notícias ao Minuto"Plantar e colher a mudança", é a mensagem que este Kit pretende transmitir© Carta Portuguesa para a Diversidade 

A caixa de ferramentas para a Diversidade e Inclusão que, pode ser adquirida em PDF (20 euros) ou em formato físico (175 euros) contém, também, uma listagem de indicadores que ajuda a aferir questões de diversidade e inclusão dentro das organizações, mas também 11 dinâmicas de grupo que podem ser desenvolvidas entre chefias e colaboradores em sessões de sensibilização ou em contexto de formação. 

Carla Calado, gestora de projetos na área da inclusão económica da Fundação Aga Khan Portugal e membro da comissão executiva da Carta, garante que esta “quer afirmar-se como um instrumento de ajuda às organizações para serem mais diversas e inclusivas, pelo que a caixa de ferramentas vem agora materializar tudo aquilo que pode ser feito em prol de uma sociedade mais inclusiva”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório