Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ordem pede a cidadãos que se juntem à concentração de enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros pede "a todos os portugueses" que se juntem à concentração de enfermeiros marcada para sábado de manhã em Lisboa, lembrando que é uma luta "contra a degradação dos cuidados de saúde".

Ordem pede a cidadãos que se juntem à concentração de enfermeiros
Notícias ao Minuto

15:43 - 18/05/18 por Lusa

País Ana Rita Cavaco

A concentração foi agendada para as 11h00 junto ao Palácio de Belém, uma iniciativa do Movimento Nacional de Enfermeiros, que se assume como "um grupo espontâneo, desligado de qualquer ideologia político-partidária, completamente independente de estruturas sindicais".

"Esta não é uma luta só dos enfermeiros, é uma luta de todos, porque a luta é contra a degradação dos cuidados de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", refere a bastonária Ana Rita Cavaco, num comunicado hoje divulgado.

A Ordem recorda que o que está em causa na luta dos enfermeiros "não é apenas uma questão da carreira dos profissionais", mas uma questão de "dignidade na Saúde".

O comunicado que a Ordem divulga na véspera do protesto invoca que "continuam a faltar 30 mil enfermeiros" para as necessidades do sistema. Ana Rita Cavaco refere mesmo que o atual número de profissionais contratados em Portugal "põe em causa a vida de todos".

"Portugal é o País da União Europeia com menor investimento na Saúde, o que o coloca na cauda da Europa a vários níveis, designadamente no número de enfermeiros por mil habitantes: Portugal tem uma média de 6,1 Enfermeiros por mil habitantes, quando a média europeia é de 8,4", exemplifica a Ordem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório