Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo garante estar a preparar alteração à lei da violência no desporto

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto recordou hoje em Coimbra que no dia 3 de abril anunciou na Assembleia da República que o Governo estava a preparar uma alteração à lei da violência no desporto.

Governo garante estar a preparar alteração à lei da violência no desporto
Notícias ao Minuto

11:08 - 17/05/18 por Lusa

País João Paulo Rebelo

João Paulo Rebelo reagia assim a uma notícia hoje divulgada pelo jornal Público, que sublinhava que o Governo está há mais de um ano a "prometer medidas que nunca saíram da gaveta".

"O que aconteceu em abril do ano passado, na sequência de alguns episódios de violência que envolviam árbitros, foi que o Governo reuniu um conjunto de entidades que trabalham no futebol - Federação, Liga, associação de treinadores, de árbitros e de jogadores, desafiando-os para em conjunto pensarmos medidas para a erradicação da violência no desporto", disse.

O governo explicou que no dia 21 de dezembro de 2017 teve a oportunidade de partilhar com o Conselho Nacional de Desporto a intenção que o Governo tinha, depois de feita uma avaliação à atual lei da violência, de fazer uma alteração a essa lei".

"Em abril deste ano -- 03 de abril - e não em abril do ano passado, anunciei na Assembleia da República (AR) que o Governo estava a preparar uma alteração à lei da violência. Esta proposta de lei -- a lei é da competência da AR -- passará anteriormente em Conselho de Ministros, mas como o senhor primeiro-ministro já disse, para a semana teremos muitas notícias sobre este assunto", sintetizou.

O secretário de Estado voltou a repudiar os "terríveis incidentes" de terça-feira em Alcochete -- um grupo de pessoas invadiu a Academia do Sporting e agrediu futebolistas e equipa técnica -- e explicou que neste momento o Governo está a direcionar toda a concentração para "criar todas as condições para que domingo possa decorrer a final da Taça de Portugal".

"O primeiro-ministro teve também ontem [quarta-feira] a oportunidade de anunciar que o governo tenciona criar uma Autoridade Nacional para o Combate à Violência no Desporto e dizendo que a seguir à Taça de Portugal falaremos sobre isso".

O governante garantiu ainda que tenciona estar na final da Taça de Portugal.

Sobre o facto de o presidente do Sporting ter anunciado hoje que iria agir judicialmente contra o presidente da AR, Ferro Rodrigues, mas também contra outras pessoas, João Paulo Rebelo disse esperar que os "dirigentes desportivos ajam com responsabilidade".

"Isto é um combate de todos, também da comunicação social", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório