Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Apresentada hoje estratégia ‘Lisboa, cidade Sem SIDA’

Estratégia vai ser apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa e conta com a ajuda de vários parceiros, nomeadamente o Ministério da Saúde. O objetivo é atingir as metas com as quais a capital se comprometeu até ao ano de 2020.

Apresentada hoje estratégia ‘Lisboa, cidade Sem SIDA’
Notícias ao Minuto

10:53 - 17/05/18 por Melissa Lopes

País CML

Vai ser apresentada esta quinta-feira, a partir das 14h30, a estratégia municipal ‘Lisboa, Cidade Sem SIDA’, que inclui a assinatura do protocolo Fast Track Cities Lisboa (Cidades Via Rápida).

Assinalando o momento, a Direção Geral da Saúde (DGS) recorda que a infeção por VIH representa um problema de saúde pública na Europa e, em particular, em Portugal.

“Em junho de 2017, Lisboa assinou, juntamente com as cidades de Porto e Cascais, a Declaração de Paris, comprometendo-se a levantar todas as barreiras existentes no terreno, bem como a implementar um conjunto de medidas com vista a acabar com esta epidemia", contextualiza a DGS. 

Assim, um ano depois, e concluído o relatório do grupo de trabalho criado para definir linhas orientadoras gerais para as três cidades que aderiram à iniciativa internacional, Lisboa "é a primeira cidade a apresentar uma estratégia específica para atingir as metas com as quais se comprometeu até ao ano de 2020: 90% das pessoas diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento; 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável", assinala o organismo, numa comunicação feita no seu site. 

Entre os objetivos específicos que constam da estratégia, que contará com a ajuda de vários parceiros para a sua implementação, incluindo o Ministério da Saúde, a DGS destaca a disseminação da informação com vista a capacitar os cidadãos para evitarem comportamentos de risco, a colaboração na introdução da profilaxia pré-exposição (ou seja, na prevenção) na comunidade, a mobilização de recursos para a saúde pública, a distribuição de material de prevenção e a implementação de um plano de ação para aumentar o diagnóstico precoce.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório