Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jovens, têm interesse num projeto de voluntariado no Santuário de Fátima?

O Santuário de Fátima anunciou hoje estar a desafiar jovens dos 16 aos 35 anos para uma experiência de voluntariado na Cova da Iria.

Jovens, têm interesse num projeto de voluntariado no Santuário de Fátima?
Notícias ao Minuto

19:49 - 16/05/18 por Lusa

País Convite

"O projeto SETE, que decorre entre os dias 9 de julho e 2 de setembro, visa permitir aos participantes penetrar na vivência do lugar e da sua mensagem, através de dinâmicas de acolhimento de peregrinos, do aprofundamento espiritual e da imersão no acontecimento de Fátima. Os destinatários da iniciativa são todos os jovens, estejam ou não ligados a algum movimento eclesial, inquietos pela experiência cristã do acolhimento e da peregrinação, em busca de uma vivência espiritualmente rica, profunda e partilhada com outros jovens, ou que se interroguem sobre o sentido e a atualidade do acontecimento e da experiência de Fátima", refere um comunicado do santuário.

A matriz deste projeto, esclarece ainda a informação, "baseia-se na sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921, quando cheia de dúvidas hesitou entre a obediência ao bispo que lhe tinha pedido para partir para o Porto e o seu desejo de ficar junto dos familiares. Hesitante entre o sentido da obediência e a vontade pessoal, Lúcia decide voltar à Cova da Iria e Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe".

O santuário diz ainda que o "projeto de uma vida começa a desenhar-se na juventude e, tal como Lúcia, são imensas as hesitações e as dúvidas, que os jovens experimentam".

Para o Santuário, "recordar esta aparição é oferecer aos jovens uma chave-de-leitura para as suas vidas e para o nosso tempo", ainda para mais no culminar da celebração do centenário das aparições de Fátima.

"Os jovens podem fazer a sua inscrição em turnos de voluntariado de sete ou de 14 dias. Podem inscrever-se individualmente ou em grupos (de um movimento, secretariado diocesano, escola, etc.). No formulário de inscrição é visível o número de vagas ainda disponível em cada turno. A estadia fica totalmente ao encargo do Santuário de Fátima: o alojamento será feito numa secção da Casa de S. Bento Labre, especialmente reservada para os voluntários", nota a informação.

Cada turno, revela a organização, "começará com um período de introdução ao itinerário de imersão. Durante o tempo de voluntariado, os jovens serão chamados a tocar as múltiplas experiências de acolhimento, oração e partilha que se podem vivenciar no Santuário de Fátima. Terá particular interesse o contacto direto com os peregrinos, o toque com os mais frágeis (idosos, pessoas com deficiência) e os momentos orantes. Os jovens entrarão numa dinâmica de aprofundamento espiritual, acompanhados pela equipa do Santuário".

As inscrições podem ser feitas através deste formulário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório