Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Acidente com autocarro na A22 faz 15 feridos. Quatro graves

Autocarro acidentado tem matrícula espanhola.

Acidente com autocarro na A22 faz 15 feridos. Quatro graves
Notícias ao Minuto

09:16 - 16/05/18 por Melissa Lopes com Lusa

País Algarve

Uma  colisão entre um autocarro e uma betoneira esta manhã na Via do Infante (A22), em Loulé, fez 15 feridos, sendo que quatro são considerados feridos graves, disse ao Notícias ao Minuto fonte do CDOS.

A mesma fonte indicou que pelas 10h00 continuava encarcerado ainda um  passageiro no autocarro, que já está incluído na contagem final de feridos. O autocarro, detalhou ainda, tem matrícula espanhola.

Todos os passageiros, de acordo com fonte do INEM, são estrangeiros e entre eles estão três crianças. Foram todos transportados para o hospital de Faro, capital de distrito. 

As operações de desencarceramento das vítimas terminaram pelas 10:30, altura em que foi retirada a última pessoa, o motorista do autocarro.

Segundo fonte do Hospital de Faro, nos Serviços de Urgência daquela Unidade Hospitalar deram entrada 14 feridos resultantes do acidente, sendo quatro politraumatizados, com fraturas expostas e traumatismos crânio-encefálicos ligeiros, num quadro de "situação clínica moderada", e dez feridos ligeiros (nove adultos e uma criança).

Segundo a fonte hospitalar, os feridos "estão todos estabilizados e orientados para as respetivas especialidades".

De acordo com o comandante do Destacamento de Trânsito de Faro da GNR, os feridos, com idades entre os 9 e os 67 anos, são todos de nacionalidade inglesa e encontravam-se em viagem da Praia da Rocha (Portimão) para o aeroporto de Faro. O autocarro de passageiros, de matrícula espanhola, pertence à empresa Rusadir e tinha sido contratado para efetuar o transporte de turistas para o aeroporto.

Por seu turno, o comandante das operações de socorro, Irlandino Santos, disse aos jornalistas que os dois veículos estavam em circulação no mesmo sentido (Portimão/Faro) da autoestrada, tendo o pesado de passageiros embatido na traseira da autobetoneira.

O responsável acrescentou que as autoridades estão a investigar as causas do acidente, bem como "se os passageiros possuíam os cintos de segurança".

No socorro às vítimas estiveram envolvidos 93 operacionais da Proteção Civil, apoiados por 40 viaturas, numa operação considerada "rápida e eficiente" pelo comandante das operações de socorro.

O acidente ocorreu pouco antes das 08:00, na Via Infante de Sagres (Autoestrada 22), perto do Túnel do Areeiro, no concelho de Loulé, distrito de Faro, que, pelas 11:00, continuava cortada ao trânsito no sentido Loulé/Faro.

[Notícia atualizada às 12h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório