Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Gaspar suspendeu circo mas deu luz verde a vela e equitação

Um despacho do antigo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, relativo às actividades destinadas especificamente aos filhos dos beneficiários dos Serviços Sociais da Administração Pública, fez suspender o Circo de Natal, enquanto as aulas de vela em Belém e de equitação na Quinta da Marinha, não deixaram de ser realizadas, relata o jornal i.

Gaspar suspendeu circo mas deu luz verde a vela e equitação
Notícias ao Minuto

09:28 - 26/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Crianças

Os filhos dos beneficiários dos Serviços Sociais da Administração Pública têm direito a usufruírem de um leque de actividades, enquadradas em quatro categorias de campos de férias. A saber, campos de férias abertos, temáticos, fechados e em família.

E de acordo com o que avança a edição desta segunda-feira do jornal i, em 2012 foram gastos 9.792,34 euros em apenas três iniciativas temáticas que abrangeram 59 jovens entre os 13 e os 18 anos: ‘Vela em Belém’, e duas edições de ‘Equitação na Quinta da Marinha’. Ora, o dinheiro injectado nestas actividades correspondeu, em média, a 165,9 euros investidos em cada beneficiário.

Já no que diz respeito aos campos de férias fechados, o investimento fixou-se em 88.251,68 euros, contemplando 531 jovens, os campos de férias abertos custaram 12.476,71 euros, e integraram 291 crianças, e, por fim, os campos de férias em família, gozados por 30 pessoas, corresponderam a um encargo de 671,51 euros, adianta o i. Todos tiveram lugar entre os meses de Julho e Agosto.

Acontece que, em sentido inverso, a possibilidade de 15 mil crianças e respectivos acompanhantes desfrutarem de quatro sessões de Circo de Natal previstas em anos anteriores, foi-lhes vedada.

Isto porque, o então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, assinou um despacho datado de 12 de Setembro que impedia os serviços de assumirem novos compromissos sem o seu parecer, o que, em última instância, acabou por resultar na suspensão não só do referido Circo, como das ‘Actividades de férias de Natal com crianças e jovens’ e da ‘Passagem de Ano Sénior’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório