Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Matosinhos acolhe primeira casa-abrigo do país para pessoas LGBTI

Matosinhos acolhe a primeira casa-abrigo do país para pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgéneros e Intersexuais) vítimas de violência doméstica, anunciou hoje a câmara local.

Matosinhos acolhe primeira casa-abrigo do país para pessoas LGBTI
Notícias ao Minuto

17:59 - 10/05/18 por Lusa

País Homossexualidade

"A Casa Arco-Íris propõe-se assegurar o acolhimento urgente e de curta duração a vítimas de violência doméstica LGBTI, acompanhadas ou não de filhos menores ou maiores dependentes, em virtude de questões de segurança e/ou de iminente risco de revitimização", refere, em comunicado.

Esta resposta integrada garantirá a satisfação das necessidades básicas, a proteção e segurança no sentido da minimização do risco e da vulnerabilidade social, o apoio psicológico, social e jurídico e a reconstrução de um projeto de vida autónomo e independente.

Com capacidade para acolher simultaneamente sete pessoas, a Casa Arco-Íris resulta da aprovação de uma candidatura da Associação Plano i ao POISE- Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, sendo a primeira unidade do género a funcionar em Portugal.

A Associação Plano i (APi) tem já a funcionar em Matosinhos, desde janeiro de 2017, o Centro Gis de atendimento à população lésbica, gay, bissexual e trans, que resultou de um desafio lançado à Câmara Municipal de Matosinhos pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

O serviço foi batizado em homenagem à transexual Gisberta, assassinada a 22 de fevereiro de 2006, no Porto, e tem atualmente 199 utentes em acompanhamento.

No ano de 2017 foram acompanhadas 123 pessoas, foram realizados 1.036 atendimentos e acompanhados 20 casos de violência doméstica, adianta a autarquia.

A associação passou a contar, desde abril último, com uma unidade móvel, o Gabinete Itinerante de Saúde (GiS), resultante de um projeto aprovado pela Fundação EDP.

Esta unidade permite à APi prestar apoio multidisciplinar a pessoas LBGTI, aos seus familiares e pessoas próximas que, por razões geográficas, financeiras ou outras, não possam deslocar-se ao Centro Gis.

Na sexta-feira, pelas 14:30, a secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, presidirá à cerimónia de entrega à Associação Plano i das chaves do imóvel municipal onde vai funcionar a casa-abrigo.

A criação da Casa Arco-Íris será ainda objeto de um protocolo que será assinado pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela presidente da Associação Plano i (APi), Sofia Neves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório