Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Chileno que fugiu da prisão de Caxias foi capturado em Espanha

Homem está de regresso a Portugal depois de ter sido capturado em Espanha.

Chileno que fugiu da prisão de Caxias foi capturado em Espanha
Notícias ao Minuto

09:12 - 10/05/18 por Filipa Matias Pereira

País Chile

De nacionalidade chinela, um homem que tinha fugido do Estabelecimento Prisional de Caxias no dia 19 de fevereiro de 2017 foi agora recapturado pela Polícia de Segurança Pública e presente a primeiro interrogatório.

O arguido, esclarece o Ministério Público no seu portal oficial, entrou no espaço Schengen, via Paris, em junho de 2016 e, de acordo com as autoridades, encontrava-se em Portugal em situação irregular.

Acabaria por ser detido em 15 de outubro do mesmo ano por existirem “fortes indícios da prática de um crime de associação criminosa e quatro crimes de furto qualificado a residência”. Sujeito a prisão preventiva, o homem acabaria por conseguir fugir da prisão em fevereiro de 2017, com mais dois reclusos.

Face às circunstâncias, no dia seguinte à evasão, foi expedido um Mandado de Detenção Europeu pelo Ministério Público. Este acabaria por ser cumprido pelas autoridades espanholas – onde o arguido foi capturado pouco depois- merecendo, aliás, decisão favorável do Julgado Central Criminal de Madrid que viria a manter a detenção e determinar a entrega do detido conforme pedido. Esta decisão foi, no entanto, cancelada, uma vez que corriam também em Espanha termos de um processo de roubo no qual o chileno era visado. 

O arguido agora em Portugal ficou sujeito, após interrogatório, às medidas de coação de termo de identidade e residência e de prisão preventiva devido à alta probabilidade de fuga, continuação da atividade criminosa e grave perturbação da ordem e tranquilidade públicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório