Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Operação Lava Jato: Raul Schmidt vai ser libertado a qualquer momento

O Supremo Tribunal de Justiça deferiu o habeas corpus ao início da tarde desta quinta-feira, pelo que o português deverá ser libertado em breve.

Operação Lava Jato: Raul Schmidt vai ser libertado a qualquer momento
Notícias ao Minuto

15:25 - 03/05/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Supremo

Raul Schmidt, o único arguido português na Operação Lava Jato, que envolve, entre outros, o antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, vai ser libertado a qualquer momento.

De acordo com a RTP, que avança com esta informação, o Supremo Tribunal de Justiça português deferiu um pedido de habeas corpus para a libertação imediata de Raul Schmidt.

O canal público refere que, no despacho emitido ao início da tarde desta quinta-feira, pode ler-se que os juízes do Supremo Tribunal de Justiça “declararam ilegal a detenção do requerente e determinaram a sua libertação imediata".

Entretanto, Alexandre Mota Pinto, advogado de Raul Schmidt, precisou, em declarações à agência Lusa, que o Supremo concedeu o habeas corpus ao empresário luso-brasileiro - que estava preso para ser extraditado - por "entender que foi excedido o prazo previsto na lei para entregar Raul Schmdit ao Brasil", ao abrigo de um pedido daquele país.

Recorde-se que Raul Schmidt é investigado no Brasil pelo pagamento de luvas aos ex-diretores da Petrobras Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada - todos envolvidos num alegado esquema de corrupção, branqueamento de capitais e organização criminosa relacionado com a petrolífera estatal brasileira.

Segundo a imprensa brasileira, além de atuar como operador financeiro no pagamento de subornos aos agentes públicos da Petrobras, Raul Schmdit também foi intermediário de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da petrolífera.

Na 13.ª Vara Federal da Justiça Federal, em Curitiba, no Brasil, há dois processos contra Schmidt por corrupção, organização criminosa e branqueamento de capitais. 

[Notícia atualizada às 15h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório