Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Força de 140 fuzileiros parte dia 15 para missão da NATO na Lituânia

Uma força constituída por 140 fuzileiros da Marinha portuguesa parte no dia 15 de maio para a Lituânia para integrar uma missão que o ministro da Defesa considerou demonstrar o "empenho e solidariedade" para com os aliados da NATO.

Força de 140 fuzileiros parte dia 15 para missão da NATO na Lituânia
Notícias ao Minuto

18:51 - 30/04/18 por Lusa

País Forças Armadas

Os militares portugueses vão ficar sediados em Klaipeda, principal cidade portuária da Lituânia, e participarão, em conjunto com as forças lituanas e de vários países membros da NATO, nas "medidas de tranquilização" decididas pela Aliança Atlântica após a intervenção militar da Rússia em território ucraniano.

"Em primeiro lugar somos membros fundadores da NATO e estamos totalmente empenhados com a organização. Em segundo lugar, lá onde tivermos essa hipótese e essa vontade, nós mostraremos sempre o nosso empenho e a nossa solidariedade", afirmou Azeredo Lopes, em declarações aos jornalistas, após a cerimónia da entrega do estandarte nacional à força militar portuguesa.

Azeredo Lopes destacou o facto de ser a primeira vez que o corpo de fuzileiros, uma tropa de elite, ser empregue pela primeira vez num teatro europeu, considerando que é uma força "demasiado competente para, havendo hipótese disso, não ser empenhada".

"É esse passo que hoje aqui se representa simbolicamente. É um primeiro passo que significa que, de 15 de maio a 15 de setembro, a força estará projetada num teatro de operações exigente e não vejo melhor oportunidade do que dar de novo oportunidades de empenhamento ao corpo de fuzileiros", sublinhou.

O empenhamento daquela força de elite na missão da NATO na Lituânia concretiza o objetivo de "transpor para o plano operacional" capacidades e competências que, "a não serem utilizadas representam algo que desmotiva quem as tem" e "um desperdício de competências e de capacidades".

Azeredo referiu que espera, no futuro, que aquele corpo de elite venha a assumir "uma série longa de novos desafios" a começar pela missão na Lituânia onde os militares irão assumir "uma nova tarefa de qualificação, treino e formação" num contexto "onde está o coração de muitas questões atuais" relacionadas com a Defesa comum.

"Eu acredito que a nossa defesa e segurança só podem ser cooperativas e construir-se na relação com os nossos aliados e com os nossos amigos", sublinhou.

Em declarações aos jornalistas, o comandante da Força Nacional Destacada, comandante Esquetim Marques, afirmou que os militares portugueses farão exercícios e ações de treino conjuntas com as forças lituanas e de países da NATO num teatro de operações "exigente e complexo".

"Adaptamo-nos e estamos prontos, não do mar para a terra, como é a nossa matriz de identidade, mas por outros meios e com outros recursos", disse.

Um primeiro grupo avançado de militares parte no dia 5 de maio e, no dia 6, seguem por via marítima 36 viaturas militares que chegarão ao destino no dia 16 de maio. O grosso da Força Nacional Destacada parte no dia 15 de maio do aeroporto militar de Figo Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório