Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores do Centro Hospitalar de Gaia cumprem um dia de greve

Os trabalhadores do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E) iniciam hoje uma greve "contra a perseguição movida pelo conselho de administração" por causa de uma paralisação anterior, disse à Lusa fonte sindical.

Trabalhadores do Centro Hospitalar de Gaia cumprem um dia de greve
Notícias ao Minuto

06:07 - 30/04/18 por Lusa

País Paralisação

Segundo Orlando Gonçalves, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), a greve tem formalmente início hoje, mas já abrange o turno dos auxiliares de ação médica e técnicos administrativos iniciado às 20:00 de domingo.

Em causa nesta greve está aquilo a que o sindicato chama "perseguição da administração" do centro hospitalar contra os trabalhadores que aderiram à greve da função pública realizada em novembro de 2017, tendo sido instaurados 14 processos disciplinares.

"Há uma pressão enorme para tentar que os trabalhadores se intimidem e não façam greve", disse o sindicalista, referindo que o hospital fez sair uma nota interna que obriga os auxiliares a prolongarem o respetivo turno por mais oito horas caso não haja trabalhadores para o turno seguinte.

"Isto põe em causa os cuidados dos doentes, com possíveis turnos de 20 horas", disse.

De acordo com Orlando Gonçalves, a paralisação deverá ter mais impacto nas primeiras horas de hoje, dia em que se realizam mais consultas externas no hospital.

A greve terminará na terça-feira de manhã, quando estiver concluído o último dos turnos iniciados hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório