Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Vai marcar as suas férias? Cuidado com as casas fantasma

A GNR dá conta de várias burlas realizadas online.

Vai marcar as suas férias? Cuidado com as casas fantasma
Notícias ao Minuto

15:51 - 28/04/18 por Tiago Miguel Simões

País Burla

Se já está a pensar marcar as suas férias de verão, o melhor é pensar duas vezes antes de o fazer. O alerta é feito pela GNR.

A Guarda Nacional Republicana dá conta, através do Facebook, dos perigos que incorre ao marcar as suas férias ou fins-de-semana fora, através da internet. A burla consiste em anúncios de arrendamentos de casas a preços apelativos em páginas web ou mesmo nas redes sociais, muitos deles acompanhados fotografias “de imóveis reais” ainda que o arrendamento não o seja.

“As vítimas são, normalmente, pessoas que procuram imóveis para arrendar no período de férias e que efetuam a pesquisa via internet. Quando encontram o imóvel pretendido, efetuam o contacto telefónico para um número disponibilizado no anúncio, sendo pedido à vítima que transfira um determinado valor monetário (“sinal”) para uma conta bancária, fornecendo à vítima um Número de Identificação Bancária (NIB)”, escreveu a GNR, informando ainda que muitas vezes a vítima só percebe que foi burlada meses depois, quando tenta ligar para o número telefónico do anúncio e este já não está ativo. Ou então quando pretende recolher a chave da habitação. Pior, às vezes a vítima já se encontra no local da suposta habitação que alugou.

Leia ainda o que pode fazer para evitar ser burlado no post abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório