Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo aponta relação entre copo menstrual e risco de choque tóxico

O síndrome de choque tóxico é um problema raro, que pode ser mortal.

Estudo aponta relação entre copo menstrual e risco de choque tóxico
Notícias ao Minuto

20:10 - 24/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle SCT

O Síndrome de Choque Tóxico (SCT) é um raro problema que afeta as mulheres e que ganhou atenção em 2012, com a história da modelo Laures Wassen, que se viu obrigada a amputar uma perna após infeção causada pelo uso de tampões.

Embora o SCT possa também afetar crianças, mulheres na menopausa ou mesmo homens, os tampões são fortemente associados ao problema. Uma relação que ainda não está bem explicada mas sobre a qual especialistas apontam o aumento de oxigénio no interior da vagina, aquando da colocação do tampão, que propicia a produção de toxinas no local.

Tal associação é pois apontada por muitos como mais uma desvantagem do tampão, que deve ser substituído pelo copo menstrual que é mais ecológico e económico (um mesmo objeto é usado por vários anos) e menos prejudicial para a mulher (que perde alguns dos líquidos naturalmente produzidos pelo corpo e que não deveriam ser retirados da vagina, mas são-no, através do uso de tampão).

Mas um recente estudo vem dividir opiniões ao referir que o uso do copo menstrual é ainda mais prejudicial, a nível de risco de Síndrome de Choque Tóxico isto porque uma bactéria associada à doença pode permanecer no copo, mesmo após várias lavagens.

Tal bactéria desenvolve-se no ambiente oxigenado que é criado aquando da colocação do copo na vagina e mantém-se viva mesmo após três lavagens por, pelo menos oito horas – período que pode ser suficiente para uma segunda utilização do referido objeto.

Após uma análise à composição de 15 copos menstruais diferentes, os especialistas apontam que, para o limpar idealmente, deve esterilizar o objeto em água a ferver. Deve por isso investir num segundo copo menstrual para garantir que o ferve sempre antes de o voltar a colocar.

No caso de preferir o uso de tampão – uma prática que não é apontada pelos especialistas como preferencial – opte por algodão orgânico em vez dos tradicionais, que conta com uma maior mistura de materiais químicos como viscose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório