Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estes ténis são feitos de pastilha elástica… mastigada

A marca holandesa optou por uma medida original para ajudar a reduzir o desperdício diário.

Estes ténis são feitos de pastilha elástica… mastigada
Notícias ao Minuto

18:01 - 24/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Gumdrop

Apenas em Amesterdão, estima-se que a cada ano sejam recolhidos cerca de 3,3 milhões de quilos de pastilha elástica. Pela especificidade deste ‘lixo’ que se encontra na cidade, a sua limpeza obriga a um custo de milhões de euros à cidade. Conhecidos os números, urge a importância de se dar um novo destino a toda esta borracha sintética que compõe a pastilha elástica.

A solução surgiu pela Gumdrop, empresa de sustentabilidade, em parceria com a marca de design Explicit Wear, e resulta numa sapatilha cuja sola é 20% composta por pastilha elástica reciclada. O projeto usa cerca de um quilo de pastilha elástica por cada quatro pares de calçado.

Ao analisar a composição da pastilha elástica, a empresa criou um novo tipo de borracha que é usado no novo calçado – as sapatilhas ‘Gumshoe’. O objetivo? Criar algo apelativo a partir de algo por que ninguém se interessa.

O novo produto, a ser lançado em junho deste ano, estará disponível em rosa, vermelho e preto, por 190 euros e prevê-se a possibilidade de se substituir a sola sempre que necessário. A par da sola, em plástico e pastilha elástica, onde está representado o mapa da cidade de Amesterdão, todo o restante sapato é em couro.

Atualmente, as pastilhas elásticas são recolhidas apenas em Amesterdão, cidade onde o projeto nasceu, mas espera-se que o mesmo se estenda a outras cidades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório