Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Perdeu a carteira? Eis o que fazer para evitar que usem os seus dados

Estas recomendações aplicam-se em caso de furto, extravio ou roubo do cartão de cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte ou autorização/título de residência.

Perdeu a carteira? Eis o que fazer para evitar que usem os seus dados
Notícias ao Minuto

07:06 - 26/04/18 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Perder a carteira pode ser uma dor de cabeça, mas será pior se utilizarem os seus dados para realizar operações financeira ilícitas. Por isso, o Banco de Portugal (BdP) recomenda que lhe faça chegar o conhecimento dessa situação.

De acordo com o supervisor, o primeiro passo a tomar passará por avisar a polícia e, de seguida, avisar o BdP, que "informa gratuitamente o sistema bancário da situação". 

Deste modo, os bancos podem "agir mais prontamente, caso alguém tente em seu nome e utilizando os seus documentos fazer uma operação financeira ilícita", refere o supervisor num vídeo publicado no seu site. 

Pode contactar o BdP em caso de furto, extravio ou roubo dos seguintes documentos: cartão de cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte ou autorização/título de residência. 

Quando contactar o supervisor deve apresentar o auto/declaração resultante da apresentação da queixa policial.

Porém, saliente-se, este serviço não se destina a comunicar a perda de cartões bancários ou de cheques, sendo que "nessa situação deve contactar com a brevidade possível a entidade que emitiu o cartão ou o cheque extraviado", explica o regulador. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório