Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Comeu sal a mais? Eis o que pode e (sobretudo) deve fazer

Comeu sal a mais ao almoço e agora sente-se indisposto? Saiba como se pode sentir melhor e sobretudo aprenda a não cometer novamente o mesmo erro.

Comeu sal a mais? Eis o que pode e (sobretudo) deve fazer
Notícias ao Minuto

14:00 - 23/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Excessos

Cerca de 95% do sódio que ingere é absorvido pelo corpo – mesmo que não tenha por hábito abusar do sal, este tempero pode ter um efeito prejudicial no organismo. Um estudo norte-americano, levado a cabo recentemente pelo Centro de Controlo de Doenças, apurou que 90% dos indivíduos come sal a mais, ingerindo diariamente 3,592 miligramas (quando são recomendados 2,300 miligramas diários).

Com o passar do tempo, os rins têm dificuldade em processar o excesso de sódio ingerido, e como tal o corpo armazena mais água para o diluir (daí que talvez se sinta inchado). Este processo aumenta o fluxo de liquido à volta das células e o volume de sangue no organismo. O aumento do volume sanguíneo significa que o coração tem que fazer o dobro do esforço para trabalhar – com o tempo, tal poderá levar a um aumento da pressão arterial, provocar ataques cardíacos e enfartes.

A nutricionista Brierley Horton, explica: “Abusar do sal é algo que pode acontecer facilmente quando consumimos ‘fast-food’, refeições pré embaladas ou quando comemos em restaurantes. Deve ouvir o seu corpo e perceber aquilo que sente”.

Se por acaso consumiu sódio em excesso, estas são as melhores maneiras para que recupere rápido e se sinta bem:

Beba muita água

Beber muita água ajuda à expulsão do sódio pelos rins; permanecer hidratado também vai ajudá-lo a que fique menos inchado.

Suba para a passadeira

A prática de exercício físico irá fazer com que elimine o sódio em demasia através da transpiração. Novamente, é importante que permaneça hidratado.

Coma uma banana

O potássio ajuda a neutralizar o sódio. Alimentos como as bananas, o feijão branco, vegetais e batatas são uma ótima fonte desta substância. “Comer alimentos com alto teor de potássio faz bem. Todavia, quem sofre de problemas renais deve monitorizar a quantidade de potássio que ingere e falar com o seu médico”.

Fale com o seu médico

Certas pessoas são mais sensíveis ao sal do que outras, sobretudo os indivíduos a partir dos 51 anos, de raça negra, e que sofrem de doenças cardiovasculares e de pressão arterial elevada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório