Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Não conhece o Quartel do Carmo? A entrada é gratuita até ao fim de maio

Eis uma boa oportunidade para conhecer o quartel-general da Guarda Nacional Republicana.

Não conhece o Quartel do Carmo? A entrada é gratuita até ao fim de maio
Notícias ao Minuto

09:33 - 23/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura GNR

Localizado no Largo do Carmo, em Lisboa, o Quartel do Carmo é a sede da GNR, mas é também um dos pontos históricos do 25 de Abril.

Quando os militares já ocupavam lugares estratégicos, Marcello Caetano refugiou-se na base da GNR, acreditando que, à semelhança do que havia acontecido com o Golpe das Caldas um mês antes, também aquela tentativa de derrube do regime iria ser falhada.

Este é apenas um dos capítulos da história do Quartel do Carmo que poderá visitar, a partir desta segunda-feira, de forma gratuita entre as 10h e as 17 horas.

A iniciativa, que irá decorrer até ao dia 31 de maio, parte da Guarda Nacional Republicana e insere-se nas comemorações do seu 107º aniversário.

Aquela força de segurança refere que os cidadãos poderão visitar, de forma gratuita, o Museu da Guarda e alguns “espaços emblemáticos do quartel”, como é o caso da sala General Afonso Botelho (salão nobre), a varanda sobre o Rossio, e ainda, uma exposição fotográfica intitulada de ‘40 anos, 40 fotos de Raquel Von Kami-Naru', alusiva a atividades desenvolvidas pela GNR.

De referir ainda que todos os sábados, pelas 16h00, haverá momentos musicais com o Quarteto de Cordas da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana e às quartas-feiras, pelas 11H00, irá realizar-se a tradicional cerimónia do Render da Guarda.

Até ao dia 4 de maio e, excecionalmente, a 18 de maio – por ser o Dia Internacional dos Museus – os visitantes poderão assistir a recriações históricas e a momentos de interação entre as mascotes da GNR e as crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório