Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Filme português 'Al Berto' premiado no festival francês de Rouen

O filme português 'Al Berto', de Vicente Alves do Ó, venceu o Prémio do Público para longa-metragem do festival de cinema francês Ciné Friendly, que terminou hoje, em Rouen, cidade situada na região da Normandia.

Filme português 'Al Berto' premiado no festival francês de Rouen
Notícias ao Minuto

19:35 - 22/04/18 por Lusa

Cultura Cinema

A lista dos vencedores da 4.ª edição do festival foi divulgada hoje à tarde pela organização, na página oficial da iniciativa, na rede social Facebook.

'Al Berto', que se estreou em outubro do ano passado nos cinemas portugueses, é uma biografia ficcionada de uma das fases da vida do poeta Al Berto, na década de 1970, depois da Revolução dos Cravos, quando regressou a Sines após o exílio em Bruxelas.

A 4.ª edição do Ciné Friendly, organizado pela associação Gay'T Normande, que "milita pela igualdade de todos", decorreu entre sexta-feira e hoje.

"Foi um momento em que a vida do Al Berto mudou. (...) Eu mostro como é que ele vai da esperança da sua geração para a desilusão e, no fim do filme, ele entra no lado lunar que as pessoas conhecem. Ele tornou-se isto, mas eu vou mostrar o que é que aconteceu antes", explicou Vicente Alves do Ó em entrevista à agência Lusa, por ocasião da estreia do filme em Portugal.

Vicente Alves do Ó registou um tempo de liberdade, mas também de preconceito perante um estilo de vida -- quando Al Berto e um grupo de amigos ocupam um palacete - e perante a homossexualidade do autor.

Para o realizador, o filme olha para o passado, mas faz a ponte com o presente: "Continuamos a ser uma sociedade onde existe muita hipocrisia. Estamos mais politicamente corretos, mas não quer dizer que, atrás disso tudo, não continue a haver muito preconceito e racismo e julgamento social".

O filme é protagonizado pelo ator Ricardo Teixeira, que faz a estreia no cinema aos 25 anos. Do elenco fazem ainda parte, entre outros, José Pimentão, Raquel Rocha Vieira, Joana Almeida, Ana Vilela da Costa e Gabriela Barros.

Em março, 'Al Berto' fez parte da competição da 35.ª edição do Festival de Cinema de Miami nos Estados Unidos.

O filme português foi uma das 16 longas-metragens da secção competitiva dedicada ao cinema ibero-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório